5ª Semana da Páscoa
São Filipe Néri, Presbítero (Memória).
Outros Santos do Dia: Alfeu (irmão de São Tiago, citado em Mt 10,3), Berengário de São Papoul (monge), Eleutério (papa, mártir), Felicíssimo, Heráclio e Paulino (mártires de Todi), Guinizo de Monte Cassino (monge), Lamberto Péloguin de Vence (monge, bispo), Mariana de Jesus de Paredes y Flores (virgem de Quito, no Equador), Odulvaldo de Melrose (abade), Quadrato, o Apologista (bispo de Atenas), Quadrato da África (mártir), Zacarias de Viena (bispo, mártir).
Primeira leitura: Atos dos Apóstolos 15, 7-21.
Sou de parecer que devemos parar de importunar os pagãos que se convertem a Deus.
Salmo responsorial: 95, 1-3.10.
Anunciai as maravilhas do Senhor entre todas as nações.
Evangelho: João 15, 9-11.
Permanecei no meu amor para que a vossa alegria seja plena.
Ao final de seu caminho, Jesus pode falar com propriedade e autoridade sobre a alegria e felicidade que é alcançar o Reino entregando sua vida. Alegria e felicidade que ao mesmo tempo Ele propõe também para seus seguidores: "Disse-lhes isso para que participem de minha alegria e sejam plenamente felizes".
Não tem sentido, então, buscar as fontes da alegria e da felicidade à margem de Jesus e de seu evangelho de vida; nisto nos equivocamos muito como cristãos; diante das primeiras dificuldades e contradições, a nossa vocação cristã e missionária é colocada em cheque.
Certo que a vocação ao serviço do Reino não contempla a dor e a perseguição como "pré-requisito"; entretanto, estarão sempre ali, porque a qualidade da mensagem, o sentido que busca, deixa descoberto a todos os que se opõem ao plano de amor e de justiça almejados por Deus; e a única maneira desses se relacionarem é a rejeição através da violência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário