9 de Maio de 2011: 2ª feira
Evangelho - Jo 6,22-29
"ESFORÇAI-VOS NÃO PELO ALIMENTO QUE SE PERDE, MAS PELO ALIMENTO QUE PERMANECE ATÉ A VIDA ETERNA" – Nancy
Jesus alimentava o povo com o pão que sustentava o corpo físico e biológico, mas também o alimentava com o pão do céu, que nutria o homem em sua dimensão espiritual.
Somos corpo e alma, espírito! Uma unidade indissolúvel, psicossomática. Não é possível alimentarmos o corpo e deixarmos o espírito faminto, padecendo da essência, que é a palavra de Deus.
Não devemos, como cristãos, buscar primeiro o reino de Deus e a sua justiça, para que tudo o mais nos seja acrescentado? Professamos e propalamos assim! Por isso Jesus Cristo nos deixou a eucaristia que nos mantém em comunhão com Cristo, nosso Senhor, e com toda a igreja.
O evangelho de hoje narra a caminhada da multidão em busca do Messias, exatamente porque ficaram saciados com o pão material e espiritual. No entanto, o alerta de Jesus focou a importância das coisas perenes, que nada e nem o tempo corrói.
Vamos reler as palavras de Jesus para que elas penetrem no mais profundo do nosso ser. Ei-las: "Esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna e que o Filho do homem vos dará."
Ora, Jesus falava das virtudes, das boas ações do homem praticadas em honra, louvor e glória a Deus Pai. Jesus falava das obras de Deus que ele realizava. Afirmava ainda que todos que cressem na sua pessoa – o enviado do Pai – poderiam realizar essas mesmas obras. Até maiores! - enfatizava.
Ao ser questionado sobre o que fazer para realizar as obras de Deus, respondia: "A obra de Deus é que acrediteis naquele que ele enviou." E essa crença é fruto da nossa fé, que nos habilita a confiar em Jesus em todos os momentos. Acreditar sempre, apesar das dificuldades, perseguições, exclusões, martírios.
Por isso mesmo, Jesus Cristo nos fez uma promessa muito clara e repetida mais de uma vez: "Eu sou o Pão de Vida... Eu sou o Pão vivo que desceu do Céu. Se alguém comer deste pão, viverá eternamente; e o pão que eu hei de dar é a minha Carne pela vida do mundo". (Jo 6, 48.51.)
Caros irmãos e irmãs: acreditar n'Aquele que Deus enviou é entregar e entregar-se nas mãos do Mestre Jesus, segui-lo, imitá-lo, preconizando que "não só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus."
Que Jesus Cristo seja o alimento que nos sacia, transmitindo-nos palavras eternas e sendo o pão vivo descido do céu, para que fortalecidos na fé, enfrentemos as adversidades da vida. Vitoriosos em Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém!
Abraços fraternos.
Nancy – professora
Nenhum comentário:
Postar um comentário