16/05/2011: 2ª feira Jo (10,11-18)
"O BOM PASTOR DÁ A VIDA POR SUAS OVELHAS" - Nancy
Nesta contemporaneidade vivemos e vivenciamos momentos bastante conturbados, agitados, barulhentos, com muitas vozes. E vozes dos mais diversos timbres, das mais diversas correntes, de multifacetados ideais religiosos, filosóficos, políticos.
O evangelho deste final de semana nos falava da figura do bom pastor. Pastor dedicado e cuidadoso que conhece na palma das mãos as suas ovelhas.
Retomando o evangelho de ontem, pensemos nas inúmeras vezes que não estivemos firmemente alicerçados na fé, que não estivemos vigilantes qual recomendação do nosso Pai, e nos imbricamos por caminhos nebulosos, por vozes melodiosas que nos desviaram da verdadeira trajetória do bom pastor.
Não podemos encobrir que essa realidade nos açoita dia e noite, noite e dia. Não podemos, entretanto, permitir que vozes estranhas nos chamem para entrar pela porta de um redil enganoso, semelhante aos prazeres mundanos passageiros. Ouçamos a voz do Bom Pastor, do nosso Pastor Jesus Cristo.
Hoje, o evangelista João nos fala do amor incondicional do bom pastor pelas ovelhas, revelando o desvelo existente na relação "ovelha e pastor." Revela, ao mesmo tempo, a existência do perigoso mercenário que, vendo o lobo voraz chegar, abandona as ovelhas, porque não é verdadeiramente pastor e nem dono das ovelhas, portanto, não tem compromisso com o seu redil. Só desempenha a função de pastor, por obrigação. É mercenário, não ama as suas ovelhas.
Jesus, o bom pastor, muito pelo contrário, ama e dá a vida por suas ovelhas. Acolhe-as cuidadosa e amorosamente. E também acolhe até mesmo aquelas que não pertencem ao seu redil. Não discrimina, não exclui e ama a todas indistintamente. E elas ouvem a voz do bom pastor e são guiadas, conduzidas por ELE.
Essa é a figura do Bom Pastor que, com seu zeloso pastoreio, realiza a vontade do Pai, colocando em prática aquilo que pregava: "Tenho ainda outras ovelhas, que não são deste redil; também a essas devo conduzir, e elas escutarão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor."
Caros irmãos, caras irmãs: o bom pastor é Jesus Cristo, as ovelhas somos todos nós – seus filhos, e o redil é a igreja. Estejamos atentos às vozes deste mundo de hoje. Vozes que nos chegam de todos os lados, da mídia que tenta nos engolir, nos ludibriar para nos tornarmos consumidores contumazes, para ouvirmos a voz do imediatismo, dos prazeres mundanos passageiros, e abandonarmos os verdadeiros valores que estão alicerçados nos princípios cristãos, nos dez mandamentos, no Sermão da Montanha, na Escritura Sagrada.
Oremos a Deus Pai, a seu Filho Jesus Cristo e ao Espírito Santo, para que saibamos discernir entre o Bom Pastor e o mercenário, as inúmeras portas que nos são expostas, a porta do redil do bom pastor, reconhecendo e ouvindo a voz do Senhor. Cantemos: "Sou Bom Pastor."
Sou bom pastor ovelhas guardarei
Não tenho outro oficio nem terei
Quanta vida eu tiver eu lhes darei.
Maus pastores, num dia de sombra
não cuidaram e o rebanho se perdeu
Vou sair pelo campo reunir o que é meu
conduzir e salvar
Sou bom pastor ovelhas guardarei
Não tenho outro oficio nem terei
Quanta vida eu tiver eu lhes darei.
Abraços fraternos na paz do Jesus, o Bom Pastor!
Nancy - professora
Nenhum comentário:
Postar um comentário