Quinta-feira, 30 de dezembro de 2010
6º dia da Oitava do Natal
Santos do Dia: Eugênio de Milão (bispo), Libério de Ravena (bispo), Mansueto, Severo, Apiano, Donato, Honório e Companheiros (mártires de Alexandria), Rogério de Cannes (bispo), Sabino (bispo), Exuperâncio, Marcelo, Venustiano (mártires de Spoleto).
Primeira leitura: 1 João 2, 12-17
Aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.
Salmo responsorial: 95, 7-10
O céu se rejubile e exulte a terra!
Evangelho: Lucas 2, 36-40
Pôs-se a falar do menino a todos que esperavam a libertação de Jerusalém.
Ana é uma mulher excluída por ser mulher, por ser viúva e por ser anciã; como Simeão, perseverou muitos anos esperando o Salvador para conhecê-lo antes de morrer. Ela sabe ler os sinais dos tempos, descobrindo a ação de Deus na história e na realidade cotidiana. Jesus é o Messias esperado e desejado por muitos que estão em condições de pobreza, para que surja uma nova ordem social.
A palavra de Deus se fez carne para satisfazer a esperança de um povo oprimido por dimensões políticas, econômicas, culturais e religiosas. Ao final do relato, termina a vigem que José e Maria fizeram em terras da Judéia, e regressam a Nazaré na Galiléia. É nesse último contexto, em um lugar simples, pobre e solitário, onde Jesus crescia e se fortalecia em sabedoria e onde o favor de Deus o acompanhava.
Estou descobrindo a ação de Deus nos sinais dos tempos? Em que rostos estou reconhecendo a chegada de Jesus? Com que feitos concretos o estou recebendo e quais são meus compromissos reais para com os que esperam libertação de todo tipo de morte, de injustiça e desigualdade?
Missionários Claretianos
Nenhum comentário:
Postar um comentário