Dia 21de dezembro de 2010
Evangelho ( Lucas 1, 39-45)
Quando o anjo do senhor anuncia a Maria que será a mãe do Salvador, do Messias prometido, ele também anuncia que sua prima Isabel, estéril e de idade avançada também dará luz a um filho. Isabel recebe a missão de preparar a todos para chegada do filho de Deus, e Maria será a presença de Deus na história da humanidade nos caminhos preparados por João Batista.
Maria após saber da gravidez de Isabel, vai ao encontro de Isabel. Nós então conhecemos o mais belo encontro da humanidade, entre Isabel e Maria, duas mulheres grávidas, e também dos dois meninos. Maria, vai a Judéia, local onde o filho que leva no ventre será rejeitado e condenado à morte, e se coloca com humildade a serviço de Isabel, ser a Mãe do filho de Deus, não tornou superior O menino que Isabel leva no ventre salta de alegria ao ouvir a saudação da jovem Maria, reconhecendo que ela trazia no ventre o próprio filho de Deus. Isabel declara Maria “bendita entre as mulheres”, por ter sido amada e privilegiada por Deus, e Isabel completa: “bendito é o fruto do teu ventre”. Isabel reconhece em Maria a mãe do Messias. Este fruto é Jesus, que esta no corpo de mulher, Maria que se converte em santa arca, a Nova Arca da Aliança, que abriga o Espírito, manifestando a grandeza da mulher. O nascimento de João Batista é anunciado a seu pai, Zacarias, o de Jesus é anunciado a uma mulher, Maria sua mãe. Entre tantas mulheres, Maria foi à escolhida para ser a Mãe do filho de Deus, mulher de fé, humilde, cumpridora de seus deveres, acreditou quando o anjo de Deus anunciou sua gravidez sem conhecer nenhum homem, e a gravidez de sua prima Isabel, estéril e de idade avançada. Maria acreditou que tudo que lhe foi dito seria cumprido. Que o Espírito de Deus no faça como Maria e Isabel, que estejamos disponíveis para deixar a graça divina agir em nosso coração. E que nossa fé se torne presente em nossas vidas todos os dias, nos dando esperança, em meio a tanta injustiça, desânimo, violência. Que a alegria do Natal, seja para nós a alegria de experimentar que somos amados por Deus. Que o anuncio do nascimento de Cristo, o Príncipe da Paz, renove a humanidade, transforme o mundo inteiro, manifestando o amor de Deus por nós. E como Maria guardemos tudo no coração.
Um forte abraço.
Elian
Oração
Pai, a exemplo de Isabel, anseio conhecer a verdadeira identidade de Maria que, na sua humildade, tornou-se o ser humano abençoado por excelência
Nenhum comentário:
Postar um comentário