26 de Janeiro
e os enviou...
Evangelho - Lc 10,1-9
A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos.
Jesus escolheu também os primeiros catequistas itinerantes que iam de dois a dois pelas cidades e povoados, anunciando a boa notícia. Com muita honra nós somos seus continuadores. Catequistas sim, escolhidos também por Jesus para anunciar e também denunciar.
Precisamos de mais catequistas porque a “A messe é grande,
mas os trabalhadores são poucos.” Jesus nos recomendou também a rezar pelas vocações. “ pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita”.
Jesus não nos enganou quanto aos perigos da nossa missão. “Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos.” Porém em outra fala Jesus nos garante que teremos sua proteção até sobre cobras, veneno etc.
CATEQUISTA! Você é missão, responsabilidade, humanismo, solidariedade.você é um caminhar constante, irá sempre ao encontro. O CATEQUISTA não espera, ele vai! Vai sem saber o que encontrar. Isto não importa.O importante é você ser dotado de paciência, de coragem e, sobretudo com a vontade de compreender. O CATEQUISTA vai! Por que vai? Porque sempre tem e terá alguém esperando. CATEQUIZAR é aproximar, ouvir e estar junto, participar é sofrer e alegrar com alguém ou para alguém. Este alguém pode ser, a criança, o adulto, o velho, o enfermo, o menor carente ou uma pessoa que necessita de nossa atenção. CATEQUISTA é aquele que vê no próximo um ser com possibilidades de ser transformado. Não é fazê-lo á nossa semelhança, mas sim avaliar suas potencialidades e deduzir até onde aproveita-las. Ser CATEQUISTA é sentir-se responsável por uma igreja sinal de Deus Amor, Pai e Mãe, esperança dos aflitos e sofredores. Ser CATEQUISTA não significa você ser o sábio, mas requer coração forte, vontade firme. O CATEQUISTA não desiste! A derrota de hoje, pode estar na vitória do amanhã. Acreditamos que na função missionária de catequizar, é ter também a capacidade mental de experimentar, muitas vezes a derrota. Pelo fato, segundo nossa avaliação a sensação de nada ter conseguido! Então a resposta para si mesmo é: MISSAO CUMPRIDA. Repetir com convicção: Vou continuar! É preciso fundamentar essa vocação com a leitura da Palavra de Deus, aprendendo dos simples, ter olhos abertos, atentos á realidade; ter coração humano, fraterno, é ser continuador de Cristo entre os humilhados. Vamos ser catequistas renovados, inculturados, sem medo, profetas. Criem pistas de saída; procurem fontes abastecedoras; planejem caminhadas, participem da comunidade. Valorizem-se! CATEQUISTA valorize a sua hora, é a hora dos profetas, não se cale, não deixe a Palavra de Deus morrer afogada no poço do medo. Seja profeta, porta-voz de Deus- Amor. Parabéns pelo seu dia! | |
Nenhum comentário:
Postar um comentário