Sábado, 7 de maio de 2011
2ª Semana da Páscoa
Santos do Dia: Domiciano de Huy (bispo), Flávia Domitila, Eufrosina e Teodora (virgens, mártires de Roma), João de Beverley (monge, bispo), Juvenal de Benevento (mártir), Liutardo de Cantuária (bispo), Pedro de Pavia (bispo), Plácido de Autun (abade), Quadrato de Herbipolis (mártir), Vilano de Gubbio (monge, bispo).
Primeira leitura: Atos dos Apóstolos 6, 1-7.
Elegeram sete homens repletos do Espírito Santo.
Salmo responsorial: 32, 1-2.4-5.18-19.
Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, da mesma forma que em vós nós esperamos.
Evangelho: João 6, 16-21.
Enxergaram Jesus, andando sobre as águas.
Se despojarmos a multiplicação dos pães de uma visão milagreira, fantástica e espiritualizante, entenderemos melhor a travessia do lago e o caminhar de Jesus sobre a água. O lago, a barca, os discípulos, representam a comunidade, que tenta avançar no caminho da construção do projeto de Jesus, o projeto de partilha e de solidariedade, como uma alternativa de vida em meio a um sistema que só proporciona divisão e empobrecimento.
Mas as coisas não são fáceis; por mais energia que tenha, por mais vontade de avançar, as dificuldades e contradições sempre estão postas para entorpecer o caminho. Este é o lago agitado que ameaça a estabilidade da barca-comunidade e a vida dos discípulos.
Em tal situação, o único que traz segurança aos discípulos e à comunidade é a presença de Jesus, nem sempre nítida para os discípulos. É nesse momento que Jesus se revela com o "sou eu", expressão típica da maneira como Deus se revela.
Missionários Claretianos
Nenhum comentário:
Postar um comentário