Dia 02 de maio de 2011- Segunda-feira.
Reflexão – (João 3, 1-8)
O evangelho de João nos fala no encontro de Jesus com Nicodemos. Encontro esse que acontece à noite, o que nos lembra as trevas, a morte que é oposição à prática amorosa e de vida que Jesus levava a todos. Nicodemos, fariseu e líder religioso, chama Jesus de Rabi e diz que ninguém poderia realizar o que Jesus realiza sem que Deus esteja com ele, e Nicodemos ouve de Jesus: "... se alguém não nasce do alto, não pode ver o reino de Deus." (Jo 3,3). Como Nicodemos era um fariseu, e eles sempre tentavam colocar Jesus a prova, não podemos dizer qual era verdadeira intenção dele, mas é certo que Nicodemos se sentia inquieto, quanto a sua relação com Deus. Jesus sabia de tudo, por isso lhe diz que ele teria que nascer de novo, para entrar no reio de Deus. Nicodemos precisaria se converter, teria que optar, escolher entre continuar com sua pratica legalista e opressora que conduz a morte, ou se transformar e buscar a praticar e aderir aos ensinamentos de Jesus, que conduz a vida, que liberta a todos, que nos tira das trevas e nos mostra a luz. Nicodemos pergunta a Jesus como alguém velho poderia nascer de novo, em sua cegueira não compreendeu o que Jesus dissera, e que tudo o que ele praticava e vivia não tinham valor algum para Deus. O Velho Nicodemos deveria morrer, e nascer um novo homem, convertido, humilde, puro, arrependido de seus pecados, de sua ganância, ou seja, uma mudança radical em sua vida.
Todo aquele que deseja seguir a Cristo e seus ensinamentos, ser seu discípulo, precisa nascer de novo "da água e do Espírito Santo" (JO 3,5), pelo batismo, morrer para o pecado, e estarmos em sintonia com Deus. Seguir a Cristo e seus ensinamentos exigem sacrifício da própria vida, dos próprios desejos, viver como Ele viveu, amar com Ele amou, fazer o que Ele fez, até a morte. Se não for assim não podemos ser fies seguidores de Cristo, devemos nos converter, nos transformar, nos arrepender verdadeiramente, e Deus deverá estar em primeiro lugar em nossas vidas.
Que tal, seguirmos o exemplo de Nicodemos, e buscarmos ter esse diálogo com Cristo? Refletindo sobre como está nossa dedicação as coisas de Deus, se estamos cuidado bem do nosso espírito, da nossa espiritualidade, o que é mais importante na minha vida: receber, o Espírito Santo, renascer e buscar a vida eterna, ou buscar somente a minha satisfação pessoal e egoísta? O profeta Isaias nos disse como podemos evitar o pecado: "Lavai-vos e purificai-vos; tirai a malícia das vossas almas e aprendei a praticar o bem…Vinde então para dialogarmos, diz o Senhor".
Um abraço a todos.
Elian
Oração
Pai, faze-me nascer de novo e renovar minha condição de discípulo de Jesus, totalmente confiado em ti, a serviço da construção do teu Reino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário