Ano A - Dia: 23/04/2011
"TUDO CONSUMADO ESTÁ! MAS RESSUSCITOU, COMO HAVIA DITO" Nancy
Mt 28,1-10
Todo joelho se dobrará. E toda língua proclamará que Jesus Cristo é o Senhor! Amém! Aleluia!
Sim! Todo joelho se dobrará diante do Senhor! Toda língua proclamará as maravilhas do Senhor. Mas, para que todo esse acontecimento religioso, misterioso e histórico fosse consumado, três fatos marcantes como a paixão, a morte e a ressurreição do Messias – Jesus Cristo, foram vividos pelos nossos antepassados, há mais de dois mil anos.
Como estava escrito: "Após três dias ressuscitarei!" E que com ele também nós ressuscitemos, a cada dia, a cada novo amanhecer, a cada desafio coroado com êxito, a cada derrota permeada de tristeza... Porque Jesus morreu e ressurgiu para nos redimir do pecado e nos salvar. Somente ele é nossa força, nossa esperança.
Nesta leitura sagrada o evangelista Mateus narra a reação dos guardas diante do anjo do Senhor, sentado numa pedra. Reação de espanto, de medo, que os deixou como mortos ao chão. Oras! Estavam ali apenas para guardar o túmulo...
Porém, às mulheres Maria Madalena e a outra Maria, que vieram visitar o sepulcro, o anjo transmitiu uma mensagem: "Vós não precisais ter medo! Sei que procurais Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui! Ressuscitou, como havia dito! Vinde ver o lugar em que ele estava. Ide depressa contar aos discípulos que ele ressuscitou dos mortos e vai à vossa frente para a Galiléia. Lá o vereis. É o que tenho a vos dizer."
Os discípulos também viram Jesus e creram. O mais importante, porém, é que todos creiam apesar de não terem visto. Que creiam pelos olhos da fé, pela luz de Cristo brotando das trevas do sepulcro, pela água do batismo que professamos a nossa identidade cristã.
Que a ressurreição de Cristo seja a nossa esperança de vida em meio ao turbilhão de acontecimentos catastróficos desta contemporaneidade, na certeza de que a morte não é o ponto final.
Oremos: Senhor Jesus, contemplando-vos morto na cruz, e sabendo da vossa entrega total para nos salvar, jamais poderíamos duvidar do vosso amor. Ajuda-nos a caminhar na fidelidade às propostas do Vosso Reino de Amor, amando e confiando em Vós, apesar das dificuldades existentes. Ajuda-nos a transformar nossas vidas num ato de amor e obediência ao Pai, e de serviço a nossos irmãos. Por Vós, Cristo ressuscitado! Amém.
Abraços fraternos pascais.
Nancy - professora
Nenhum comentário:
Postar um comentário