A palavra
O Evangelho de Marcos relata a ressurreição de Jesus e o testemunho daqueles a quem Ele se revelou primeiro.
Primeiramente, Jesus aparece a Maria Madalena, a quem Ele expulsou sete demônios. Ela foi ao túmulo para levar perfumes e vê que o túmulo, onde estava Jesus, está aberto. Enquanto ela está no túmulo, dois anjos aparecem para ela, dizendo que aquele a quem ela procura já não se encontra lá. Esse relato encontra-se no Evangelho de João, porém Marcos não conta os detalhes de como Maria Madalena soube que o mestre ressuscitou.
O primeiro testemunho é feminino. Ninguém dos primeiros seguidores de Cristo acreditou nas palavras de Maria Madalena. Claro, há grandes motivos para não acreditar: Um deles é que todos estavam abalados pela perda do mestre; outro motivo é que quem dá o testemunho é uma mulher, a quem Jesus havia libertado dos demônios; e por fim, certamente estavam com medo do poder romano e das autoridades religiosas.
No Evangelho de João, Maria Madalena não foi sozinha ao túmulo. Com ela haviam outras mulheres. Mas, Marcos interessa testemunhar que Jesus ressuscitou e que está aparecendo aos seus seguidores.
No versículo 12, o evangelista deixa de contar mais uma vez os detalhes sobre o aparecimento Jesus aos dois discípulos que vão ao campo. Os discípulos que Marcos se refere são de Emaús. Mais uma prova de que Marcos deseja apenas mostrar que Jesus ressuscitou e está se revelando aos seus seguidores. Após fazerem a experiência com o ressuscitado, os discípulos de Emaús retornam para o meio dos discípulos, contando a experiência realizada. Novamente a comunidade não acredita.
Enfim, Jesus ressuscitado aparece a todos, justamente no momento da comunhão, isto é, no instante em que estão partilhando. O mestre chama a atenção daqueles que não acreditaram naqueles a quem Ele se revelou. Ao dizer "falta de fé" e "dureza de coração" Jesus está referindo-se àqueles que não acreditam nos mistérios de Deus, e muito menos são capazes de acolher àqueles que fazem essa experiência divina, dando testemunho.
A realidade
Em nossa vida cotidiana encontramos pessoas que dão testemunhos vivos do Cristo Ressuscitado. Muitas dessas pessoas acreditam na vida, no futuro, na esperança, num mundo de justiça e de paz, e jamais desejam que o mundo se acabe, como muitos desejam, inventando certas profecias distorcidas. É possível perceber nessas pessoas um espírito de acolhida, um coração aberto e que vivem o que acreditam. Pessoas como essas encontram-se presentes em nossas sociedades, porém, muitas vezes, não somos capazes de acreditar nelas. Peçamos a Maria que nos ajude a sermos mais abertos aos outros e acreditar num mundo cheio de esperanças e de vida ressurgida.
Eu vi Jesus
Nenhum comentário:
Postar um comentário