Segunda-feira, 18 de abril de 2011
Semana Santa
Santos do Dia: Ágia de Mons (viúva, monja), Apolônio, o Apologista (mártir de Roma), Calógero da Bréscia (mártir), Corebe de Messina (mártir), Eleutério (bispo) e Ântia, sua mãe (mártires), Francisco Régis Clet (lazarista, mártir), Gaudino de Milão (cardeal), Gebuíno de Lião (bispo), Idesbaldo de Dunes (abade), João de Janina ou de Épiro (mártir de Constantinopla), João Isauriano (monge), Laseriano de Leighlin (bispo), Perfeito de Córdova (presbítero, mártir), Wicterp de Ausburgo (abade, bispo).
Primeira leitura: Isaías 42, 1-7.
Ele nao clama nem levanta a voz, nem se faz ouvir pelas ruas (Primeiro canto do Servo do Senhor).
Salmo responsorial: 26, 1-3.13-14.
O Senhor é minha luz e salvação.
Evangelho: João 12, 1-11.
Deixe-a; ela fez isto em vista do dia de minha sepultura.
Betânia quer dizer "casa do oprimido". Trata-se da comunidade de Jesus reunida depois da ressurreição de Lázaro. A comunidade celebra no serviço (Marta), mostrando o amor a Jesus (Maria) e compartilhando a mesa (Lázaro), a vida que Jesus lhes comunicou. Os membros da comunidade demonstram sua identificação com Ele, o que os leva a se entregarem, também eles, para dar vida aos demais.
Judas não compreende nem o serviço, nem o amor, nem o compartilhar. Há dois projetos opostos: o de Judas que com seu afã de apropriação, cria pobreza e sob o pretexto da solidariedade, utiliza os pobres em proveito próprio. E há o projeto de Jesus, para quem a solução para a pobreza está na doação total de si aos demais.
Não é a fria beneficência que liberta, mas a calorosa reação pessoal, que dá aos oprimidos dignidade e igualdade integrando-os à comunidade fraterna. Estamos na Semana Santa. Oportunidade única para perguntarmos sinceramente: como eu pessoalmente vivo e como vive em nossa comunidade o serviço, o amor e a caridade?
Missionários Claretianos
Nenhum comentário:
Postar um comentário