Dia 18 de abril de 2011- segunda-feira
Reflexão - João 12, 1-11
Depois da ressurreição de Lázaro, Jesus passou a viver clandestinamente, mesmo sendo perseguido, pois procuravam Jesus para prendê-lo. Jesus vai à casa de Lázaro, Marta e Maria, que mesmo sabendo do risco que corriam, não tiveram medo de recebê-lo em sua casa e ofereceram a Jesus um jantar. Lázaro que estava à mesa com Jesus, por ter sido ressuscitado, representa a vitória da vida sobre a morte. Marta servia a todos e Maria agradecida por Jesus ter trazido Lázaro de volta a vida, unge os pés de Jesus com perfume e enxuga-os com seus cabelos. Maria é repreendida por Judas Iscariotes, que diz que ela poderia ter vendido o perfume, para dar dinheiro aos pobres. Jesus diz a Judas: "Pobres, sempre os tereis convosco, enquanto a mim, nem sempre os tereis" (João 12, 8). Vamos tentar entender essa frase. Naquele momento Jesus faz uma citação do Antigo Testamento, para mostrar a verdadeira intenção de Judas. A Lei diz que o pobre deveria ser acolhido e com ele partilhar seus próprios bens, diferente das intenções de Judas.
Jesus foi acolhido por Lázaro, Marta e Maria, com carinho, humildade, honra e respeito. Aquela família reconhecia em Jesus o Messias. E com certeza, Jesus deseja ser recebido com esse mesmo carinho, na casa de cada um de nós. Jesus quer fazer morada em nosso coração. Que tal nos prepararmos, e abrir nosso coração para receber Jesus? Assim como Maria aguardou o melhor e mais caro perfume para ungir com toda humildade os pés de Cristo, vamos buscar transformar nossas vidas e oferecer a Ele o que temos de melhor. Judas rejeita o gesto de Maria, que se fez servidora de Cristo. Ele não reconheceu naquele gesto a gratidão, a fé, a devoção, a aceitação e o amor que Maria tinha por Jesus. Quantas vezes também não fomos mal interpretados? O importante é que Jesus entenderá, aceitará e saberá que estamos oferecendo a Ele o que temos melhor.
E não podemos esquecer, que Jesus ofertou sua vida para remissão de nossos pecados, nos aproximando definitivamente do Pai. Ontem, com a Celebração de Domingo de Ramos, iniciamos a Semana Santa, e nós católicos somos convidados a caminhar com Jesus, acolher sua Palavra, a fazer vontade do Pai, viver a maior demonstração de amor por nós, o amor de Deus por nós, na pessoa de Jesus, seu Filho muito amado, que pela morte de cruz nos libertou de todos os nossos pecados e nosso egoísmo, vencendo a morte.
Um abraço a todos.
Elian
Oração:
"Senhor Jesus, a exemplo de Maria de Betânia, desperta em mim uma amizade autêntica, que me coloque em perfeita sintonia contigo. Que eu saiba demonstrar meu amor a Jesus, servindo os pobres deste mundo."
Nenhum comentário:
Postar um comentário