Sexta-feira, 21 de janeiro de 2011
2ª Semana do Tempo Comum
Santa Inês, Virgem, Mártir (Memória).
Outros Santos do Dia: Brígida de Kilbride (virgem), Epifânio de Pavia (bispo), Frutuoso, Augúrio e Eulógio, (bispo e diáconos, mártires de Tarragona), Maccallin de Waulsort (abade), Meinardo de Einsiedeln (eremita, mártir), Pátroclo de Troyes (mártir), Públio de Malta (bispo, mártir), Viviano de Holywood (bispo).
Primeira leitura: 1 Samuel 24,3-21
Ele é consagrado ao Senhor
Salmo responsorial: 56(57),2.3-4.6.11 (R. 2a)
Tendi piedade de mim, ó Deus
Evangelho: Marcos 3,13-19
Designou doze entre eles para ficar em sua companhia
Do alto da montanha, lugar simbólico do encontro com Deus, Jesus chama os que serão seus discípulos. A novidade de Jesus está precisamente em quem ele elege, distanciando-se assim dos tradicionais mestres da lei que comumente eram eleitos por seus futuros alunos. Isto significa que a vocação de ser discípulo é uma iniciativa de Deus, é uma graça dada a quem se sente movido e identificado com a misericórdia e a justiça do reino.
Segundo Marcos, a tarefa dos membros deste novo grupo é conviver com ele e ser enviados a pregar a Boa Nova; isso exige permanecer com o Mestre, escutar sua palavra, estar disponível para o seguimento, exige iniciar um processo de conversão e de fé que permita ao discípulo dar testemunho do evangelho que viveu junto de Jesus.
Conversão, fé, confiança, disponibilidade e testemunho são elementos que identificam o verdadeiro discípulo de Jesus; são as bases desde as quais se constrói o novo povo de Deus. Por essa razão, os discípulos são sinais do novo Israel, do novo mundo renovado pela presença de Jesus; são um espelho no qual todo cristão pode olhar; são um verdadeiro exemplo de conversão e de fidelidade ao Senhor.
Versão para impressão Indique esta página
Missionários Claretianos
Nenhum comentário:
Postar um comentário