Quinta-feira, 20 de janeiro de 2011
2ª Semana do Tempo Comum
São Fabiano, Papa, Mártir (Memória facultativa). São Sebastião, Mártir (Memória facultativa).
Outros Santos do Dia: Eustóquio de Messina (franciscano), Eutímio, o Grego (abade), Mauro de Cesena (monge, bispo), Neófito de Nicéia (mártir).
Primeira leitura: 1 Samuel 18,6-9; 19,1-7
O ciúme de Saul
Salmo responsorial: 55(56),2-3.9-10.11-13 (R. 5bc)
É em Deus que eu ponho minha esperança
Evangelho: Marcos 3,7-12
Tu és o Filho de Deus
Marcos apresenta, neste relato, um resumo da atividade de Jesus. É significativa a expansão geográfica de sua missa e a quantidade de gente que o segue. O evangelista quer comunicar a seus leitores que todo mundo, judeus e pagãos, buscam a Jesus, que a Boa Nova do Reino é de caráter universal e que por isso mesmo todos podem ter acesso a ela.
Jesus rompe com os limites da sinagoga e com a exclusividade da salvação para o povo de Israel; o anúncio é para todos, em especial para todo esse grupo social que é mal visto, para aqueles que se encontram paralisados, enfermos, quase mortos por uma estrutura religiosa e social que não tem como princípio ético a misericórdia e a justiça de Deus.
Jesus sai para as periferias, o lugar onde sobressai a morte e a miséria, já que é nesses lugares onde se encontram os preferidos de Deus, é neles onde verdadeiramente Deus começa a salvar, é ali onde Jesus é reconhecido como verdadeiro Filho de Deus. O verdadeiro seguidor de Jesus se distingue por sua capacidade de sair de si mesmo para ir ao encontro de Deus na pessoa do outro.
Missionários Claretianos
Nenhum comentário:
Postar um comentário