Segunda-feira, 10 de janeiro de 2011
1ª Semana do Tempo Comum
Santos do Dia: Ágato (papa), Benincasa de Cava (abade), Gregório X (papa), Guilherme de Bourges (monge, bispo), João Camilo (bispo de Milão), Marciano de Constantinopla (bispo), Nicanor (um dos sete diáconos escolhidos pelos Apóstolos conforme consta em At 6,5; morreu mártir em Chipre), Pedro Orséolo (eremita), Petrônio de Avinhão (bispo), Tomás de Armagh (bispo).
Primeira leitura: 1 Samuel 1,1-8
Por que choras? Por que não comes?
Salmo responsorial: 115 (116),12-13.14.17.18-19 (R.17a)
Oferecer-vos-ei um sacrificio de louvor
Evangelho: Marcos 1,14-20
Completou-se o tempo e o Reino de Deus está próximo
A atividade profética de João Batista chegou a seu fim, dando espaço agora à proclamação definitiva do Reino de Deus por meio da vida e missão de Jesus de Nazaré. Como vemos, no evangelho de hoje, a atividade pública de Jesus está centrada em quatro verbos fundamentais: cumprir, estar próximo, arrepender-se e crer.
Todos eles fazem referencia direta à experiência vital do Reino de Deus, quer dizer, a uma vida pessoal e comunitária repousante na presença de Deus, a qual se identifica pela vivência consciente e livre dos valores do Reino: a Justiça, a Vida, a Solidariedade, a Misericórdia, a Paz, o Amor.
Jesus nos torna próximos ao Reino de Deus; nele se cumpre a promessa de salvação; nele Deus decidiu atuar, revelar definitivamente todo o amor profundo que sente pela humanidade, inaugurando assim um novo tempo, um tempo de esperança e salvação.
Desse modo, é responsabilidade do ser humano acolher este oferecimento incondicional de Deus. A conversão e a fé são sinais privilegiados dessa acolhida, são a exigência para um verdadeiro seguimento do Mestre. Deus nos chama, como aos discípulos, para sermos construtores desse amor oferecido por Deus em nossas famílias e em nossas comunidades.
Versão para impressão Indique esta página
Missionários Claretianos
Nenhum comentário:
Postar um comentário