Sábado, 22 de janeiro de 2011
2ª Semana do Tempo Comum
São Vicente, Diácono (Memória facultativa).
Outros Santos do Dia: Anastácio, o Persa (mártir), Blesila de Roma (viúva), Bertoldo de Sarum (monge, bispo), Domingos de Sora (abade), Gaudêncio de Novara (bispo), Vicente Pallotti (presbítero, fundador), Vicente de Digne (bispo), Vicente, Orôncio, Vitor e Aquilina (mártires de Gerona).
Primeira leitura: 2 Samuel 1,1-4.11-12.19.23-27
Tua flor, Israel, pereceu nas alturas!
Salmo responsorial: 79(80), 2-3.5-7 (R. 4b)
Mostrai-nos serena vossa face e seremos salvos
Evangelho: Marcos 3,20-21
Ele está fora de si
Jesus regressa da montanha à casa, da proximidade com Deus ao encontro com a humanidade. É no lugar, na intimidade da pessoa e da comunidade, onde Jesus se faz presente, onde ele atua e torna efetiva sua missão como Filho de Deus. A casa possui um significado especial para o evangelista Marcos.
É o lugar de reunião, onde Jesus instrui os seus, onde ensina, prega e vive o evangelho. A casa se converte então em um lugar de referencia para a comunidade de cristãos, pois dali surge uma nova maneira de relacionar-se, uma nova maneira de ser homem e mulher, uma nova maneira de conceber o mundo e Deus.
Nessa "casa", por causa do trabalho, não há tempo para comer. Muitas pessoas buscam a Jesus, e nele a esperança de uma mudança de vida. Jesus e seus discípulos realizam, por meio do serviço e da solidariedade, um trabalho que não é propriamente de loucos.
É um trabalho sensato em beneficio do Reino. As comunidades cristãs devem ser para a sociedade lugares nos quais se tece um mundo novo, fundado no serviço e no amor e não no poder e na injustiça.
Missionários Claretianos
Nenhum comentário:
Postar um comentário