Terça-feira, 11 de janeiro de 2011
1ª Semana do Tempo Comum
Santos do Dia: Alexandre de Fermo (bispo, mártir), Anastácio de Castel Sant'Elia (abade), Honorata de Pavia (virgem, irmã do bispo Santo Epifânio), Higino (papa, mártir), Lêucio de Brindisi (bispo), Palemão de Tebaida (abade, considerado o iniciador da vida monástica no Oriente), Paulino de Aquiléia (bispo), Pedro, Severo e Lêucio (mártires de Alexandria), Sálvio (mártir da África), Sálvio de Amiens (bispo), Teodósio de Belém (abade), Vital de Gaza (eremita), Bernardo Scammaca (presbítero dominicano, bem-aventurado), Tomás de Cori (franciscano, bem-aventurado)..
Primeira leitura: 1 Samuel 1,9-20
E o Deus de Israel te conceda o que lhe pedes
Salmo responsorial: 1 Samuel 2,1.4-5.6-7.8abcd (1a)
Exulta meu coração no Senhor, nele se eleva a minha força
Evangelho: Marcos 1,21b-28
Sei quem és: o Santo de Deus
O ensinamento de Jesus transcende a simples assimilação intelectual. A finalidade de seu ensinamento é introduzir no seguimento, no caminho da cruz, para o qual utiliza, a todo momento, sinais que expressam eficazmente a realidade superior que ele anuncia: o Reino de Deus.
Portanto, este ensinamento possui um sentido especial, pois sua intenção é vincular, dar a conhecer a seus ouvintes a misericórdia de Deus.
Jesus distancia-se da maneira de ensinar dos letrados, que se preocupavam mais com a Lei do que com o próprio Deus. As palavras de Jesus têm autoridade, são capazes de vencer o mal e libertar o homem de toda opressão, de toda enfermidade; basta uma só palavra para derrotar a morte, já que possuem a força salvadora e restauradora de Deus.
A ação libertadora de Jesus entra em conflito com as autoridades judaicas, representadas pelos espíritos do mal; há violência, porque a finalidade de Jesus é resgatar a dignidade do ser humano, coisa contrária à intenção dos letrados. O ensinamento da Igreja e de todo seguidor de Jesus deve estar respaldado pela autoridade que outorga o testemunho de vida; quer dizer, por uma vida entregue ao amor e à solidariedade.
Missionários Claretianos
Nenhum comentário:
Postar um comentário