30 de Março
Evangelho - Mt 5,17-19
"Aquele que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar assim aos homens, será declarado o menor no Reino dos céus. Mas aquele que os guardar e os ensinar será declarado grande no Reino dos céus."
Quem guarda os mandamentos e os ensina, é grande não só no céu, mas tem uma vida especial já aqui na Terra. É uma pessoa especial, pois lhe acontece coisas especiais, verdadeiros milagres. A pessoa que leva a sério a evangelização, enfrenta problemas como todas as outras, pois viver é resolver problemas. Só que para essa pessoa, os problemas, os quais são apresentados a Deus em suas constantes orações, são facilmente solucionados.
Em volta de um homem ou de uma mulher dedicados às coisas de Deus, pessoas sofrem com muitos problemas, os quais, às vezes de solução tão complicada, que o máximo que ele pode fazer é somente pedir a Deus por aquelas pessoas. Enquanto que a sua vida se deslancha de vento em poupa, com tudo dando certo, pois a proteção de Deus é algo notável.
Quem é missionário(a), é um agente especial a serviço do dono do Mundo, portanto nada lhe faltará, pois ele tem cem vezes mais nesta vida e mais a vida eterna, só tem um detalhe desagradável, com direito à perseguição. Mas isso nem sempre acontece. E se acontecer, daremos pulos de alegria, pois grande será a nossa recompensa.
Irmãos e irmãs. Não vamos nos dedicar ao ensino do evangelho só pensando em recompensas, não vamos confundir ser missionários com ser mercenários. Façamos o nosso trabalho por amor de quem busca o reino de Deus em primeiro lugar, e resto lhe será dado de acréscimo. Depois que passei a trabalhar na catequese, minha vida mudou em tudo. Disse-me outro dia uma senhora da Pastoral da Educação. Antes, era um sufoco atrás do outro, agora minha vida corre leve e solta. Sinto que Deus me ouve, me ajuda me protege a mim e à minha família. Eu era da pastoral da catequese antes, e fiquei dois anos fora. Durante esse tempo minha vida desandou, muita coisa errada me aconteceu, era uma vida sem sentido, mas eu sentia a presença de Deus me chamando. Até que um dia criei coragem e voltei para nunca mais parar.
Sal
Todos nós estamos de acordo que devemos obedecer a Deus, mas não estamos muito de acordo se perguntarmos por que devemos obedecer a Deus. Isto porque existem duas formas de obediência. A primeira é a obediência de quem reconhece o poder de quem manda e se submete a este poder por causa das vantagens da obediência ou das conseqüências da desobediência. É aquele que diz que manda quem pode e obedece quem tem juízo. A segunda é de quem reconhece os valores que motivam a autoridade e assume esses valores como próprios, vendo na obediência a grande forma de concretização desses valores. Jesus não veio mudar a lei, mas mostrar as suas motivações, os seus valores, a fim de que a sua observância não seja um jugo, mas uma forma de realização pessoal. (CNBB)
Nenhum comentário:
Postar um comentário