Quem não receber o Reino de Deus como uma criança, não entrará nele.
- Missionários Claretianos
Sábado, 26 de fevereiro de 2011
7ª Semana do Tempo Comum
Santos do Dia: Agrícola de Nevers (bispo), Alexandre de Alexandria (bispo), André de Florença (bispo), Dionísio de Ausburgo (bispo, mártir), Faustiniano de Bolonha (bispo), INestor de Perge (bispo, mártir), Pápias, Diodoro, Conon e Claudiano (mártires da Panfília, na Ásia Menor), Porfírio de Gaza (bispo), Quodvultdeus de Cartago (bispo), Vitor de Troyes (eremita).
Primeira leitura: Eclesiástico 17,1-13
Deus criou o homem, e o formou à sua imagem
Salmo responsorial: Salmo 102(103), 13-14.15-16.17-18a (R. 17)
O amor do Senhor por quem o respeita, é de sempre e para sempre
Evangelho: Marcos 10,13-16.
Quem não receber o Reino de Deus como uma criança, não entrará nele.
No contexto judaico da época, as crianças eram marginalizadas. Faziam parte de grupos que não contavam na sociedade. Eram mal vistas pelas autoridades políticas e religiosas.
Entretanto, Jesus afirma neste relato que os destinatários do Reino de Deus são todos os que se fazem como elas, quer dizer, os que assumem como forma de vida normal a simplicidade, a inocência, a pureza de coração, já que as crianças nada possuem, não buscam o poder, não agem com dupla intenção e esperam sempre estar junto de seus pais.
Para Marcos, os pobres são as crianças, e nelas se refletem os que sofrem a exploração, a rejeição, a pobreza e a morte; todos eles são os preferidos do Pai. A eles foi prometida a justiça e a misericórdia do Reino, pois nada mais possuem a não ser a sua esperança posta em Deus.
Por outro lado, a atitude de acolhida e ternura com as crianças por parte de Jesus expressa o elemento essencial do Reino: Deus Pai e Mãe, que dá a vida em abundancia a seus filhos prediletos.
Missionários Claretianos
Nenhum comentário:
Postar um comentário