Sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011
6ª Semana do Tempo Comum
Santos do Dia: Angilberto de Cêntula (abade), Bernadete Soubirous (religiosa, vidente de Lourdes), Charalampias e Companheiros (mártires da Magnésia, na Ásia Menor), Colmano de Lindisfarne (bispo), Eládio de Toledo (bispo), Flaviano de Constantinopla (bispo, mártir), Leão e Paregório (mártires de Patara, Lícia), Lúcio, Silvano e Companheiros (mártires da África), Máximo, Cláudio, Praepedigna, Alexandre e Cutia (mártires de Óstia), Simeão de Jerusalém (bispo, mártir), Teotônio de Coimbra (abade).
Primeira leitura: Gênesis 11,1-9
Desçamos e confundamos a sua língua
Salmo responsorial: Salmo 32(33),10-11.12-13.14-15 (R. 12b)
Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança!
Evangelho: Marcos 8,34-9,1
Quem perder a sua vida por causa de mim e do Evangelho, vai savá-la
Jesus, no relato de ontem, viu em Pedro o próprio Satanás, pois a intenção do discípulo, nesse momento, foi deter o caminho do Mestre e não segui-lo. O texto de hoje nos explica o que significa seguir o caminho de Jesus, para isso o texto apresenta uma série de características que identificam o verdadeiro discípulo, todas unidas a uma exigência fundamental: negar-se a si mesmo.
Tomar a cruz, optar por Jesus, implica indiscutivelmente romper com toda classe de egoísmos e tendências de poder, implica sair de si mesmo para ir ao encontro de Deus, que está presente nos irmãos. A partir daí, o seguimento será um constante processo de abertura à ação de Deus, que se evidencia através da solidariedade e do amor pelos outros.
A preocupação maior seja pelo outro, como expressão de que realmente Deus está agindo em nós, está nos salvando. Para Jesus, salvar significa libertar o ser humano de seus próprios limites, tirá-lo de sua finitude e torná-lo participante ativo da infinitude de Deus.
Versão para impressão Indique esta página
Missionários Claretiano
Nenhum comentário:
Postar um comentário