Segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011
Evangelho de Marcos 9, 14-29
A proposta de Jesus é bem clara: paz, amor, justiça, solidariedade e oração. Faltava um pouco mais de oração para os discípulos expulsarem o mau espírito mudo e surdo do menino. A aflição do pai do garoto clamava a Jesus para que o libertasse daquele mal. Tenazmente, Jesus ordenou que o demônio afastasse do seio familiar e promovesse a passividade e paz.
Entretanto, a simbologia do vocábulo oração consiste no orar e ação, ou seja, rezar e pedir proteção para Deus e agir nas coisas do Pai. Logo, não basta somente rezar com os joelhos no chão, a insistência de Jesus é que pratique o orar. Trabalhe para o reino. Observe as necessidades das pessoas que estão a volta e de modo simples ajude no que poder. Cada pessoa tem algo a oferecer e com um pouco de gratuidade e benevolência quantos bens podem-se oferecer a pessoas em aflitos.
Quantos males precisam ser quebrados para libertar o homem! O mal do desamor, pessoas amarguradas que perderam o sentido da vida; o mal da violência que destrói vidas; o mal das drogas lícitas e ilícitas que esfacelam pessoas por completo; o mal do ódio que distancia as pessoas, o mal da traição que aumenta a desconfiança entre o casal, gerando separação e desconforto para as famílias, o mal da ganância que empobrece grande parte da humanidade e o mal da cobiça que depaupera o espírito.
Mas a surdez impede que a gente ouça a Palavra que liberta. Este espírito mau distancia a libertação do homem por não promover a escuta. Fecha-se por dentro, enrijece o coração e tudo entristece para a busca do Reino de Deus. Ao ouvir somente o que interessa pode ajudar somente o individuo por uns instantes; não passa de falsa ilusão. Mas o ser cristão, ou a essência da cristandade se perde. Assim, distante de Deus o corpo, que é o templo sagrado do Senhor, é tomado por forças opositoras de Deus.
Portanto, a oração é um instrumento que aumenta a fé do cristão. A fé é a cumplicidade do diálogo com Deus, fortalece-nos para os problemas diários; aumenta-nos a capacidade de lutar contras os males que enfraquece o homem, envereda-nos para o caminho do bem e corrige-nos retamente para a salvação com Cristo.
Abraço fraterno,
Claudinei Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário