Sexta - feira, 01 de Abril de 2011.
Evangelho de Mc 12,28b-34
Estamos vivendo um tempo propício para a meditação. Silenciar nosso interior e escutar o toque do coração. Perceber o quanto crescemos e o quanto ainda poderíamos crescer na busca de Deus. Tudo de bom é poder ouvir o que Deus tem a dizer. Sabemos que muitas coisas Ele fala. Mas, devido a falta do silêncio, pouco ouvimos com sinceridade. Fechamos por um instante o nosso mundo exterior e ficamos atentos para o chamado da conversão. Pois, o tempo de mudanças de atitudes já chegou. Veja então o que Jesus tenha a lhe dizer.
Já o mestre das Leis não perdeu tempo e perguntou a Jesus qual era o primeiro mandamento. Esperava ele que Jesus agradaria com belos ensinamentos a seu favor. Lógico que Jesus tem bons ensinamentos, afinal sua missão foi ensinar o povo que se esqueceu de Deus a se libertar de todos os males. Mas a resposta não poderia ser outra 'O primeiro é este: Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força! Assim, o amor a Deus deverá ser maior de tudo que há na terra. Nada deverá ser maior do que o Pai. Este sim deve ser adorado e amado com todo amor do mundo.
Tentar substituir o amor de Deus por outra coisa é desacreditar na Palavra que justifica a intensidade de crer naquele que deu seu único filho para ser chicoteado pelos malvados romanos. Eles sim tinham um "deus" pequeno. Um imperador que se auto-denominava o iluminado e que todos seus súditos deveriam reverenciá-lo. Não tão somente adorá-lo, mas custear os privilégios da corte à custa do suor dos massacrados com altos impostos e trabalho forçado em seus campos agricultáveis. Este falso deus jamais deveria receber a atenção do povo que acredita na superação da vida difícil, pois se continuar acreditando e alimentando o deus terreno estará condenado à vida toda.
Entretanto, o segundo mandamento expressa um dos maiores mandamentos da Lei Divina que é este: Amarás o teu próximo como a ti mesmo! Amar o irmão como nós mesmos é abraçar fortemente a fé e a crença de que temos algo a mais na terra do que viver pura e simplesmente sem objetividade. É jogar as máscaras para bem longe e enxergar o outro de rosto surrado e entristecido pelas angústias e sofrimento. Não fazer de conta que quer bem, mas dar as mãos e abrir um verdadeiro sorriso que contemple a felicidade. Talvez, e porque não, sentar juntos, chorar juntos, caminhar juntos e rezar juntos. Não ter nada de rancor que possa empalidecer um bom relacionamento. Ser verdadeiro irmão! Irmão pra valer!
Somente quem abraçar as causas do irmão e do Reino e viver intensamente a justiça e o bem estar de todos, observando os mandamentos primordiais de Deus e cumprindo com veemência Jesus dirá: 'Tu não estás longe do Reino de Deus'. Pronto, o reino do Céu já começou aqui na terra, estamos diante dele. Basta fazer o que Deus nos pede para viver as maravilhas. Amém.
Abraços,
Claudinei Oliveira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário