BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

24 de mar. de 2011

Eis que conceberás e darás à luz um filho - Gilberto Silva

25 de Março de 2011                               

 

   

     Caríssimos irmãos e irmãs,

 

       Vamos recordar que antes de noticiar à Maria, o anjo Gabriel esteve há seis meses com a sua prima Isabel, esposa de Zacarias (ele estava trabalhando no Templo em Jerusalém). Ela, Isabel, era estéril e idosa, tal como seu esposo. O próprio Zacarias quando informado pelo anjo Gabriel que sua esposa estava grávida duvidou em seu coração, gerando um mutismo pelo qual somente se restabeleceria após o nascimento do seu filho, João Batista.

     Quando Isabel completava os seis meses de gravidez, o anjo Gabriel vai novamente até Nazaré e se apresenta a Maria, que já era noiva de José, e anuncia-lhe que Deus encontrou nela a graça para dar à luz ao seu filho e que para tanto, a cobriria com a sua Sombra.

     Vejam meus irmãos e irmãs, que no coração de Maria não pairou qualquer sentimento de dúvida a respeito deste anuncio do anjo, mesmo sendo noiva de José. Diferentemente de Zacarias, ela recebe a notícia com humildade e servidão, característica tão marcante em toda a sua vida.

     Assim como no Sinai, Deus cobriu a Moisés em uma nuvem e também a Jesus e os discípulos quando da sua transfiguração no alto da montanha. Ele também cobre a Maria,  com a sua Sombra, cumprindo a profecia de Isaías 7,14 ="14 Portanto o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome  Emanuel".

    Maria não é uma pessoa isolada, é filha de um povo marcado por sofrimentos, dores e esperanças. Ela é representante de seu povo (hoje diríamos de toda a humanidade) porque aprendeu, assimilou e viveu a espiritualidade que distinguia os pobres, os insignificantes, dos olhos da sociedade, dos poderosos. Assim, Maria é aquela que visita e traz a alegria aos pequenos e é proclamada "bendita entre as mulheres".

     Maria empresta sua voz a todos aqueles que esperam o Redentor. Vibrante eco da anunciação decorrente da expressão simplificada de Isabel – ''bem aventurada aquela que creu'' – estende-se por uma gama de conceitos que versam sobre Deus, sobre Israel, sobre toda humanidade e sobre ela mesma.

     Portanto, veneremos com muito amor e carinho a mãe do Deus vivo e verdadeiro, a mãe do nosso Senhor, e porque também não, a nossa mãe? E façamos da sua profissão de fé, a nossa: 'Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!'

 

 

Gilberto Silva

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário