22 de Março de 2011
Evangelho MT 23,1-12
Caríssimos irmãos e irmãs,
Hoje, Jesus nos adverte sobre qual modelo de pessoa humana que devemos imitar segundo o evangelho, com os devidos cuidados, uma vez que somos pecadores. Os mestres da Lei e os fariseus (defensores acirrados da Lei) que detinham o conhecimento da Sagrada Escritura, e honravam a Deus com os lábios, porém suas ações eram contraditórias. Amarravam faixas, fardando-se com textos bíblicos, como uma forma de coerção e promoção social para adquirir "status" e hierarquias. Serem chamados de Mestres e Guias.
Ainda hoje, existem vários irmãos e irmãs, em diversos segmentos da nossa sociedade civil, política e outras, até mesmo eclesial, que apoderando de falsos valores éticos, morais e cristãos, ostentando fardas, uniformes, ternos e jalecos, utilizam os jornais, imprensa televisiva e todo o tipo de meio de comunicação para falar uma coisa e fazer outra. Isto é gerar incoerência e mau exemplo para todo o povo, que neles um dia, acreditaram.
Esquecem do princípio básico que todos somos irmãos e irmãs, filhos e filhas de um só Pai, com uma dignidade igualitária. Não deveriam abusar da boa fé das pessoas mais simples ou oprimi-las impondo as suas vontades e menos ainda sendo exibicionistas.
Portanto, meus caríssimos façam o que Jesus nos instruiu, ser o último, o servidor, o humilde. Não permita que os conflitos diários te equiparem aos fariseus e mestres das Lei, mas viva em igualdade com seus irmãos e irmãs. Que o seu jejum somente seja visto por Deus. Que a sua mão esquerda (ou outras pessoas) não veja o que faz a tua mão direita. Que suas orações sejam feitas no intimo do seu quarto.
Gilberto Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário