Evangelho (Lucas 6,36-38)
21 de Março
Ser misericordioso como o Pai é misericordioso. Deus é misericordioso, e se assim não fosse estaríamos todos condenados por nossas faltas. A Bíblia está repleta de exemplos da misericórdia divina, atuando sobre o povo, reis e profetas. O Rei Davi, embora escolhido por Deus, por várias vezes caiu em pecado, se tornando indigno, porém alcançou várias vezes a misericórdia de Deus.
O profeta Jonas desobedeceu a Deus, fugindo da missão que o levaria a Nínive a fim de converter este povo, foi engolido por um grande peixe e depois vomitado, alcançou a misericórdia de Deus. O povo de Nínive ao ouvir o profeta Jonas, se converteu dos seus muitos pecados e alcançou a misericórdia de Deus. Paulo apóstolo enquanto Saulo perseguiu os cristãos, mas depois se converteu alcançando a misericórdia divina.
No Livro de Salmos 102,13-14 lemos: "Como um pai tem piedade de seus filhos, assim o Senhor tem compaixão dos que o temem, porque ele sabe de que é que somos feitos, e não se esquece de que somos pó". Deus conhece nossas limitações, e por isto aceita nosso pedido de perdão, lembrando que este pedido de perdão deve nascer do nosso coração sincero e arrependido.
Somente pela misericórdia de Deus alcançamos o perdão e a salvação, e esta misericórdia se completou ao enviar seu filho Jesus Cristo ao mundo, para morrer pelos nossos pecados. "Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna".
Está escrito em Romanos 3:23: "com efeito, todos pecaram e todos estão privados da glória de Deus, e são justificados gratuitamente por sua graça; tal é a obra da redenção, realizada em Jesus Cristo".
Jesus nos diz que não devemos julgar, se não queremos ser julgados, não condenar se não queremos ser condenados, e que devemos perdoar se nós queremos alcançar de Deus o perdão. Deus é amor e nos exorta a amar, e, se nós aprendemos a amar, saberemos praticar a verdadeira justiça no meio da humanidade.
Somos compreendidos quando também sabemos compreender, somos amados quando também sabemos amar, pois é dando que se recebe e é perdoando que se é perdoado. Esta é a lição que Jesus traz para nós.
Newton
Nenhum comentário:
Postar um comentário