NOSSAS PALAVRAS TORNAM VAZIAS QUANDO NÃO AS VIVENCIAMOS! - Olívia Coutinho
22 de Março de 2011
Evangelho- 23,1-12
Ouvimos o chamado de Jesus e tornamos seus discípulos!
Deixamos "tudo", tomamos a nossa cruz de cada dia e aqui estamos com Ele, à caminho de uma nova "Jerusalém"!
Nosso grupo era pequeno, mas agora somos uma multidão, pois Jesus vai chamando um por um, que encontra pelo caminho! Os cegos, Ele faz enxergar, os surdos, faz ouvir, os paralíticos, os coloca de pé e todos se misturam à multidão, seguindo a mesma direção!
Nem o calor do sol, o frio das madrugadas e os fortes vendavais, nos fazem desistir desta nossa caminhada com Jesus!
Às vezes, um do grupo é vencido pelo cansaço e fica para traz, mas Jesus sente sua falta e volta para buscá-lo, o carrega nos braços, até que ele revigore suas forças!
Se alguém ameaça dispersar do grupo, tornando alvo do inimigo, que é sempre oportunista, Jesus percebe logo e entra em ação, expulsando o inimigo pela força da oração!
De quando em vez, Jesus interrompe a caminhada, pro momento de descanso, sempre à sombra de uma arvore! Cada um de nós quer ficar mais próximo do Mestre e tocar na sua veste!
Como é bom seguir os passos de Jesus, tornar íntimo Dele, ouvir a sua voz!
Jesus é a fonte inesgotável de sabedoria e de ensinamento!
No Evangelho de hoje, Ele condena o jeito dos mestres da lei, que colocavam a distinção social e o conhecimento das leis acima das pessoas, transformando seus conhecimentos em poder.
Jesus nos ensina, que, quem deseja pertencer ao Reino de Deus, deve ser muito diferente: "Quem quiser ser o maior seja aquele que serve".
Ele Pede a todos para fazer e observar tudo o que os mestres da lei e os fariseus dizem, pois eles tinham bastante conhecimento da palavra de Deus e falavam com propriedade sobre o que deve ser feito de acordo com a vontade do Pai. Mas Jesus conhece o coração de cada pessoa e, com coerência, pede que todos sigam os ensinamentos deles, mas que não imitem as suas atitudes!
Quando ouvirmos alguém falar o que deve ser feito de bom, não devemos deixar de fazê-lo, só porque quem falou não tem "credibilidade" sobre determinada atitude.
Será que nós não estamos agindo da mesma forma que os mestres da lei?
Será que não estamos querendo nos destacar nos trabalhos na nossa comunidade, só para seremos notados e elogiados?
Como anunciadores da palavra de Deus, temos dado testemunho daquilo que falamos?
Nossas palavras tornam vazias, quando não as vivenciamos.
Jesus nos pede para sermos humildes, coerentes, servidores do Reino...
Não é importante ocupar o primeiro lugar, o importante é ter Deus em primeiro lugar!
Olívia Coutinho
Nenhum comentário:
Postar um comentário