Sábado, 2 de abril de 2011
3ª Semana da Quaresma
São Francisco de Paula, Eremita (Memória facultativa).
Outros Santos do Dia: Abúndio de Como (eremita), Apiano de Lícia (mártir), Constantino II da Escócia (rei, mártir), Hebe, a Jovem (monja, virgem, mártir), João Paine (presbítero, mártir), Maria do Egito (eremita), Nicécio de Lião (bispo), Teodósia de Tiro (virgem, mártir), Urbano de Langres (bispo), Vítor de Cápua (bispo).
Primeira leitura: Oséias 6,1-6.
Quero amor e não sacrifícios.
Salmo responsorial: 50, 3-4.18-21.
Eu quis misericórdia e não o sacrifício!
Evangelho: Lucas 18, 9-14.
O publicano voltou para casa justificado; o outro não.
Os "fariseus" de hoje são muito parecidos aos de todos os tempos! "Sentem-se seguros de si mesmos e depreciam os demais". Por que são assim? Pelas inúmeras posses, pelas vultosas contas bancarias, pela ambição e pelo poder político, pelos títulos acadêmicos acumulados. É daí que nasce a ostentação, a o orgulho e, naturalmente, o desprezo pelos demais.
O evangelho de hoje nos diz: Não! Diante Deus não podemos chegar com orgulho, fazendo alarde de nossas capacidades mundanas, desprezando os que "têm" menos. É preciso reconhecer nossa pequenez, e que estamos dispostos a nos transformar e a fazer o bem, multiplicando solidariedade, construindo igualdade, demonstrando a fraternidade com gestos visíveis e concretos.
Jesus sabia muito bem que Deus elegeu os pequenos para que o Reino acontecesse. E desde essa pequenez, pobreza e humildade, nasciam as expressões mais belos de solidariedade e de entrega. Ele atuará na história a partir dos pequenos. Por isso, o arrogante será humilhado, enquanto que o humilde será exaltado. Você se crê arrogante, ou humilde?
Missionários Claretianos
Nenhum comentário:
Postar um comentário