Segunda-feira, 3 de janeiro de 2011
Semana da Epifania
Santos do Dia: Antero (papa, mártir), Bertila de Marolle (viúva), Blitmundo de Bobbio (abade), Daniel de Pádua (diácono, mártir), Florêncio de Viena (bispo, mártir), Genoveva (virgem, Padroeira de Paris), Gordino da Capadócia (mártir), Melário da Bretanha (mártir), Pedro Balsam (mártir de Aulana), Quirino, Primo e Teógenes (mártires de Cízico), Teopempto (bispo da Nicomédia) e Teonas (mártires), Zósimo e Atanásio (mártires da Cilícia), Ciríaco Elias Chávara (presbítero, bem-aventurado), Eduardo Coleman (mártir, bem-aventurado), José Maria Tommasi (cardeal, bem-aventurado).
Primeira leitura: 1Jo 3,22-4,6
Examinai os Espíritos para ver se são de Deus.
Salmo responsorial: 2,7-8.10-11 (R. 8a).
Eu te darei por tua herança os povos todos.
Evangelho: Mateus 4,12-17.23-25
O Reino dos Céus está próximo.
O evangelho que lemos hoje nos mostra, de modo sintético, o conteúdo fundamental da mensagem anunciada por Jesus: Arrependam-se que o Reino dos Céus está próximo. Os sinais mais eloqüentes desta proximidade são a cura dos enfermos e o ensinamento da Boa Nova nas sinagogas. É uma mensagem de cura e libertação de caráter universal (não apenas para Israel, mas também para os pagãos), por isso se fala de maneira simbólica da ida de Jesus à Galiléia, lugar desprezado pelos judeus por causa da presença de pagãos.
O reino que Jesus anuncia se distancia da concepção judaica, segundo a qual o povo esperava a vinda definitiva e triunfante de Deus e, com ele, a transformação total da realidade temporal de Israel. Jesus entende o reino como a intervenção definitiva de Deus na história; a soberania de Deus será no final dos tempos.
Entretanto, para Jesus o reino se faz presente já na história humana, especificamente em sua proximidade com os pobres e pecadores e no anúncio da Boa Nova. Ser sinais vivos da presença de Deus em nossas comunidades, através da solidariedade e do amor fraterno é a proposta para todos os que nos chamados cristãos.
Missionários Claretianos
Nenhum comentário:
Postar um comentário