Sábado, 12 de fevereiro de 2011
5ª Semana do Tempo Comum
Santos do Dia: Antonio Kauleas (bispo, Patriarca de Constantinopla), Bento Revelli (monge, bispo de Albenga), Damião (mártir de Alexandria), Etelvaldo de Lindisfarne (monge, bispo), Eulália de Barcelona (virgem, mártir), Gaudêncio de Verona (bispo), Goscelino de Turim (abade), Melécio de Antioquia (bispo), Modesto (diácono, mártir), Modesto e Amônio (mártires de Alexandria), Modesto e Juliano (o primeiro, mártir de Cartago; o segundo, de Alexandria), Umbelina (abadessa, irmã de São Bernardo).
Primeira leitura: Gênesis 3,9-24
E o Senhor Deus o expulsou do jardim de Éden, para que ele cultivasse a terra
Salmo responsorial: Salmo 89(90),2.3-4.5-6.12-13 (R. 1)
Ó Senhor, vós fostes sempre um refúgio para nós.
Evangelho: Marcos 8,1-10
Comeram e ficaram satisfeitos
O relato de hoje corresponde a uma segunda versão da multiplicação dos pães, ainda que apresente algumas diferenças de suma importância, especialmente em relação ao lugar em que ocorre. Talvez a intenção de Marcos seja apresentar o mesmo milagre, tanto em território judeu como em terras pagãs, confirmando assim o caráter universal do Evangelho.
Os números que aparecem neste novo relato da multiplicação assinalam essa universalidade: são sete pães e sete cestos. Sete é o número da perfeição; 4000 (4 vezes 1000) indica a idéia de universalidade, pois se vincula aos quatro pontos cardeais, quer dizer, ao mundo inteiro.
Entendendo que a ação salvífica de Deus, presente em Jesus, seja um dom para todos, significa que Deus compartilha com o mundo a realidade humana, por isso Jesus oferece uma ceia na qual ninguém é excluído, pois as barreiras raciais, sociais e religiosas foram eliminadas.
Agora, o princípio que vincula o ser humano com Deus e com seus irmãos é a misericórdia e o serviço incondicional.
Missionários Claretiano
Nenhum comentário:
Postar um comentário