Sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011
5ª Semana do Tempo Comum
Nossa Senhora de Lourdes (Memória facultativa).
Outros Santos do Dia: Adolfo de Osnabrück (monge, bispo), Ardano de Tournus (abade), Bento de Aniane (abade, eremita), Calógero de Ravena (bispo), Castrense de Cápua (bispo), Gregório II (papa), Jonas de Demeskenyanos (eremita), Lázaro de Milão (bispo), Lúcio (bispo de Adrianópolis) e Companheiros (mártires), Pascoal I (papa), Severino de Agaunum (abade), Teodora (imperatriz).
Primeira leitura: Gênesis 3,1-8
Vós sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal
Salmo responsorial: Salmo 31(32),1-2.5.6.7 (R. 1a)
Feliz aquele cuja falta é perdoada
Evangelho: Marcos 7,31-37
Aos surdos faz ouvir e aos mudos falar
O milagre que lemos no texto de hoje está vinculado com a compreensão universal do Evangelho. A salvação chega a todos os povos, os limites se ampliam com o anúncio da Boa Nova aos pagãos. O surdo-mudo representa o povo pagão, e expressa simbolicamente o silencio e a negação dessa palavra salvadora para os não judeus.
Curando o surdo mudo Jesus abre a possibilidade aos pagãos. Eles devem ser participantes ativos da salvação. Concede a eles a capacidade de escutar e falar a Palavra de Deus.
Jesus cura o surdo-mudo com sinais muito expressivos. Eles ilustram a ternura e a compaixão de Deus pelos que são excluídos da comunidade. Jesus é apresentado como aquele que restaura todas as coisas, dando-lhes um novo alento de vida.
Com a cura do surdo-mudo, Jesus torna presente o projeto de uma nova humanidade e de uma nova criação. Essa nova humanidade e criação estão fundamentadas na Palavra de vida e no amor de Deus Pai, que defende e protege a vida. A escuta da Palavra deve nos conduzir a uma verdadeira mudança de vida.
Missionários Claretiano
Nenhum comentário:
Postar um comentário