Quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011
5ª Semana do Tempo Comum
Santa Escolástica, Virgem (Memória facultativa).
Outros Santos do Dia: Austreberta de Pavilly (abadessa), Baldegundes (abadessa de Sainte-Croix, Poitiers), Desiderato de Clermont (bispo), Erlufo de Werden (bispo, mártir), Guilherme de Maleval (eremita), Protádio de Besançon (bispo), Sálvio de Albelda (abade), Silvano de Terracina (bispo), Sotéria de Roma (virgem, mártir), Zótico, Irineu, Jacinto, Amâncio e Companheiros (um grupo de dez soldados, mártires de Roma).
Primeira leitura: Gênesis 2,18-25
O Senhor Deus formou a mulher e conduziu-a a Adão; e eles serão uma só carne
Salmo responsorial: Salmo 127(128),1-2.3.4-5 (R. 1a)
Felizes todos os que respeitam o Senhor
Evangelho: Marcos 7,24-30
Os cachorros comem as migalhas que as crianças deixam cair
Os destinatários do evangelho de Marcos são, em sua maioria, comunidades pagãs, por isso o autor se empenha em mostrar a fé firme e simples daqueles que não são judeus. A mulher que recorre a Jesus representa toda essa comunidade que não seria herdeira direta da salvação de Deus. Ela deveria contentar-se com as "migalhas", pois a promessa de Deus era unicamente para o povo judeu.
Jesus, em um primeiro momento, assume esta maneira de compreender a salvação. Entretanto, a mulher Cananéia, graças à sua fé sincera e forte, faz com que Jesus realize sinais de salvação em terras pagãs. É importante a confissão de fé dessa mulher. Ela chama Jesus de "Senhor", reconhece-o como salvador.
Ela manifesta fé, diferente de outras pessoas que viam nele um fazedor de milagres. A mulher conseguiu ver em Jesus alguém que verdadeiramente pode trazer a salvação. A intenção de Marcos é exortar a comunidade eclesial a abrir as portas ao mundo, pois a mensagem de salvação é para todos, sem exclusão.
Missionários Claretianos
Nenhum comentário:
Postar um comentário