09/Fevereiro
EVANGELHO – Mc 7, 14-23
Caríssimos irmãos e irmãs,
Esta pérola que Jesus Cristo, nosso Senhor, descortina para nós é tão clara que Ele próprio se surpreende quando seus discípulos questionam O que queria dizer. Arrisco-me a dizer que no mínimo, faltou talvez, um pouco de humildade a estes discípulos para entenderem, ou melhor, que se deixassem iluminar pelo amor de Deus nas palavras proferidas pelo Salvador.
É no interior da mente humana e no seu coração que repousa o Espírito Santo e o amor de Deus. É este conhecimento de Deus que traz aos nossos corações a humildade necessária para diferenciar o físico (a alimentação) e o espiritual ( o pecado).
Jesus arranca de dentro para fora esta " coisa " de valorizar os ritos externos ( a hipocrisia, principalmente) do que o amor, este sentimento maior que faz bater o nosso coração.
Hoje estamos vendo uma preocupação quase maciça de algumas ONGs com o aspecto ecológico do nosso planeta (falta de água, poluição, buracos na camada de ozônio entre outras). Na campanha da fraternidade deste ano, o tema é realmente este – A terra geme em dores de parto –porém, estamos nos negligenciando sobre a contaminação moral, a falência da família, onde o silêncio é absoluto.
Não há gritos e muito menos alardes. O descaso público com o cidadão, com a saúde, as fraudes, a justiça que não é justa, as falhas imperdoáveis junto aos idosos e abandonados, os excluídos que não aparecem em estatísticas alguma do governo, as famílias se contorcendo em dores por processos de separação ou legalização dos separados (através de outras religiões)com suas uniões ilegítimas, fazendo-nos corroboradores nesta fraude que é o adultério.
À primeira vista amiúde parece que estamos acomodados. Portanto, meus caríssimos, preparemo-nos para purificação interna e assim libertamo-nos da podridão externa.
Gilberto Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário