Evangelho ( Marcos. 12, 1-12).
O evangelho de hoje é uma parábola muito conhecida nossa, e Jesus nos convida a conhecer sua vinha. Nesta parábola percebemos o amor misericordioso e a fidelidade de Deus para com seu povo, e também a infidelidade daquele povo escolhido por Deus. E observamos também um conflito entre Jesus, os sumos sacerdortes, mestres da lei e anciãos, e que planejam prender e condenar Jesus. Por que Jesus condenava e denunciava o abuso e a opressão das autoridades contra o povo.
Nós somos o povo , a igreja de Deus. Somos a vinha que foi por Ele plantada. Deus é o dono da vinha, é seu desejo que cada um de nós produza frutos, que nos aproximemos de seu Filho Jesus, que busquemos a conversão, tornando o mundo melhor, para vivermos em paz e fraternidade com o próximo. Não devemos resistir ao chamado Deus, fugir da responsabilidade de trabalhar na construção de seu Reino, e de produzir os frutos que Ele espera de nós. Quando o desejamos riquezas, poder, e usar em benefício próprio, par adquirir vantagens e assim dominar, oprimir e explorar o pobre, estamos rejeitando Jesus, o filho do dono da vinha, isso pode acontecer quando queremos também as coisas do Pai. Jesus, assumiu a condição humana para nos salvar, para que reencontremos amor, o amor do Pai, ele é o caminho, a verdade e a vida. Quando acolhemos o filho de Deus, somos também, privilegiados nos tornando seus herdeiros.
Cabe a cada um de nós cuidar e administrar bem as coisas de Deus que estão sob nossa responsabilidade. Servir a Deus com amor, com o coração, ser um servo bom, grato, humilde e não se irritar quando Ele mandar cobrar de nós os frutos que não produzimos. E podemos nos perguntar porque não estamos produzindo frutos? Como estou administrando e exercendo minha autoridade em minha casa? No meu local de trabalho? Na minha comunidade?
Peçamos a Maria, nossa mãe que ela nos ajude a servir a Deus com amor e como no disse o Papa Bento XVI: “Então, vamos e peçamos ao Senhor que nos ajude a dar fruto, um fruto que permaneça. Só assim a terra se transforma de vale de lágrimas em jardim de Deus». Amém.
Elian.
Nenhum comentário:
Postar um comentário