Segunda-feira, 14 de março de 2011
1ª Semana da Quaresma
Santos do Dia: Bonifácio Curitano de Ross (bispo), Eustácio e Companheiros (mártires de Carrhes, na Mesopotâmia), Leão (bispo, mártir, venerado em Roma), Leobino de Chartres (bispo), Matilde de Saxônia (rainha, viúva), Paulina de Zell (viúva, monja), Pedro e Afrodísio (mártires do Norte da África).
Primeira leitura: Levítico 19, 1-2.11-18
Julga teu próximo conforme a justiça.
Salmo responsorial: 18, 8-10.15
Ó Senhor, vossas palavras são espírito e vida!
Evangelho: Mateus 25, 31-46
Todas as vezes que fizestes isso a um dos menores de meus irmãos foi a mim que o fizestes.
Passaremos na prova? Quando ia ao colégio havia professores que faziam provas surpresa. Chegava na sala de aula e dizia: "Tirem uma folha". Era a hora do choro e ranger de dentes. Jesus é diferente. Não pretende nos pegar de surpresa. Deu-nos o questionário da "prova final" com todas as respostas escritas. Apresenta seu programa, aliás surpreendente e desconcertante.
Não seremos julgados pelos conhecimentos, nem pelos atos religiosos, mas por termos vivido ou não a compaixão e a solidariedade com os irmãos. Seremos julgados pelo que fazemos ou desejamos fazer em termos de amor e justiça. A comunhão com o pobre, verdadeiro sacramento de Jesus, será o gabarito da nossa "prova final".
O que conta nesse momento será a atitude de amor ou de indiferença ante qualquer ser humano em necessidade. Diz o bispo Casaldáliga: "Na religião de Jesus há dois absolutos: Deus e o homem". Se nos esquecemos de Deus, poderemos esperar perdão e misericórdia. Deus não busca nossas honras. Mas se nos esquecemos da fome, Deus não ouvirá nossa prece. Será que conseguimos passar nessa prova?
Missionários Claretianos
Nenhum comentário:
Postar um comentário