Quinta-feira, 17 de março de 2011
1ª Semana da Quaresma
São Patrício, Bispo (Memória facultativa).
Outros Santos do Dia: Agrícola de Châlon (bispo), Ambrósio de Alexandria (diácono), Gertrudes de Nivelles (abadessa), João Sarkander (jesuíta, mártir), José de Arimatéia (citado em várias passagens dos evangelhos: Mt 27, 57-61; Mc 15,43-46, Lc 23,50-56 e Jo 19,38-42), Paulo de Chipre (monge, mártir).
Primeira leitura: Ester 14, 1-3.5.12-14
Não tenho outro defensor fora de ti, Senhor.
Salmo responsorial: 137, 1-3.7-8
Naquele dia em que gritei, vós me escutastes, ó Senhor!
Evangelho: Mateus 7, 7-12
Todo aquele que pede, recebe.
Corre pela internet o conto do menino que gritou na montanha: "Estúpido" e o eco repetiu "Estúpido". O pai explicou ao menino que a vida é como o eco, e o convidou a gritar coisas agradáveis. "Te amo", gritou o menino, e o eco repetiu: "Te amo". Esta catequese do evangelho de hoje sobre a oração parece não ter lugar em nossas vidas.
Por que necessita Deus que peçamos se ele já sabe o que necessitamos? Porque a oração é a ferramenta que nos educa para falar com nosso Pai. E é a ferramenta que Ele tem em suas mãos para nos educar em sua amizade. Basta ver crianças malcriadas a quem nunca se negou nada, para perceber o bem que nos faz a oração de suplica simples, confiante e agradecida.
Este ensinamento de Jesus termina com a chamada "Regra de ouro": "Tratem aos demais como querem que os demais os trate". O curioso dinamismo do eco. E com isto, Jesus resumiu simplesmente todos os livros do Antigo Testamento.
Versão para impressão Indique esta página
Missionários Claretianos
Nenhum comentário:
Postar um comentário