13 de Abril
Evangelho - Jo 8,31-42
Se o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres.
Somente a verdade de Deus explicada por Jesus nos libertará. Mas o que é liberdade? Para o mundo de hoje, ser livre é poder fazer o que se bem entende, fazer o que nos vier na cabeça, viver sem limites, desfrutando de forma egoísta tudo que tem direito e tudo o que se pensa ter direito, sem se importar com as conseqüências, sem se importar se está prejudicando o próximo, ou não. A grande pedida é viver o momento presente. O resto não se importa.
Para nós cristãos seguidores de Cristo, o sentido de liberdade é diferente. Pois sabemos que a liberdade apresentada pelo mundo, na verdade não passa de escravidão. Porque se fica preso ao vício, ao pecado, e por mais que se almeje a diversão e a felicidade, só se encontra aborrecimentos, encrencas doenças como a AIDS, envelhecimento precoce, entre outros. Na vida existem muitas formas sutis de escravidão, sendo que as piores são as nossas tendências ao mal, as nossas imaturidades e as nossas fraquezas, que são as piores porque brotam no nosso interior, nos enganando, pois pensamos que estamos fazendo a nossa vontade quando na verdade estamos cedendo às tentações e os ditames de satanás, representado pela sociedade sem freios, onde tudo é permitido.
O Evangelho de hoje nos mostra que os judeus pensaram que eram livres e, no entanto, não eram. Eles interpretavam a Lei do seu jeito. Porém, Jesus lhes mostra a verdadeira liberdade, que acontece somente se permanecermos unidos a Cristo. Assim temos força para vencer os nossos instintos, nossos desejos inadequados, ou seja, na hora errada, com a pessoa errada, e ou do modo errado.
A verdade nos libertará dos grilhões de forças que nos arrastam como uma forte enxurrada para o abismo eterno. Com a força de Jesus, o qual nos deixou tudo o que precisamos para ser realmente livres do pecado, é que conseguimos desfrutar da verdadeira liberdade.
Eu sou o caminho, a VERDADE e a vida, disse Jesus. Quem me segue não andará nas trevas. Seguir Jesus não é coisa fácil, porque as forças que nos escravizam estão por toda parte. Porém não desanime quando você ceder a essas forças do mal. Levante.Segura na mão de Deus, e continua a luta contra tudo que tenta afastar você do caminho, da verdade e da VIDA. Levante através da confissão, da Eucaristia, da oração, da leitura do Evangelho e das Epístolas, e será um novo homem, uma nova mulher!
Sal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário