Quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011
Apresentação do Senhor (Festa)
Santos do Dia: Adelbaldo de Ostrevant (mártir), Adeloga de Kitzingen (virgem), Columbano de Ghent (eremita), Cornélio, o centurião (batizado ele e sua família, por São Pedro, cf. At 10. Segundo a tradição teria sido o primeiro bispo de Cesaréia da Palestina), Flósculo de Orléans (bispo), Fortunato, Feliciano, Firmo, Cândido e Aproniano (mártires), Joana de Lestonnac (viúva, fundadora).
Primeira leitura: Malaquias 3,1-4 ou Hebreus 2,14-18
Vou mandar meu mensageiro para preparar o meu caminho
Salmo responsorial: 23(24),7.8.9.10 (R. 10b)
É ele o rei da glória
Evangelho: Lucas 2,22-40
Estava repleto de sabedoria e a graça de Deus repousava nele
Lucas relata a apresentação de Jesus no Templo, e, com isso, quer expressar a novidade de Deus. Lucas mostra o profundo significado da vida e da missão desse pequeno Deus-menino. Essa novidade representa a plenitude das esperanças messiânicas, vindas da tradição judaica, como está escrito no Antigo Testamento.
Por isso Simeão e Ana bendizem e agradecem a Deus, pois foram as testemunhas da salvação de Deus através da presença de Jesus. Entretanto, a salvação plena é mediada por um caminho de entrega e de sofrimento, de cruz e de morte: o caminho da vida de Jesus.
A novidade de Jesus como Messias é apresentada por Simeão que, movido pelo Espírito Santo, compreende que a salvação rompe os limites do povo judaico e se estende por toda a criação, promove a vida, e resgata todos seres humanos da morte.
Resta saber, como pessoas que crêem em Jesus, se estamos assumindo realmente a novidade de Deus, que age em nossa vida e salva os mais debilitados. Assumir a novidade de Deus é agir com os critérios de Jesus: quer dizer, se estamos vivendo na fidelidade a entrega da vida. Hoje é o dia da Vida Religiosa na Igreja Católica.
Missionários Claretianos
"Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura" (Mc 16,15)
Nenhum comentário:
Postar um comentário