Evangelho do dia 02 de fevereiro de 2011.
Lucas 2,22-40
Jesus é levado ao templo por seus pais seguindo uma tradição que se cumpria de acordo com a lei de Moisés que dizia que todo o filho primogênito deveria ser levado ao templo para ser consagrado. O primogênito do casal humano Maria e José, e o unigênito de Deus Pai, agora estava num templo construído por mãos humanas, consagrado a Deus, mas muitas vezes utilizado de forma errônea.
O velho Simeão ao ver Jesus ainda uma criança, por inspiração do Espírito Santo, glorifica a Deus por ter lhe permitido antes de morrer que seus olhos vissem a salvação esperada. A profetiza Ana também o reconheceu, infelizmente o povo judeu não o reconheceu, mas o julgou e o condenou à morte de cruz diante de Pôncio Pilatos.
Jesus é a "luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel". Luz e sinal de contradição como disse o velho Simeão. Luz que nos liberta das trevas do pecado e da morte e nos restaura a vida eterna. Contradição, porque apesar de seguir as tradições, Jesus sempre lutou contra estas mesmas tradições que muitas vezes oprimiram o seu povo.
Jesus foi causa de queda como de reerguimento de muitos em Israel, e o mesmo acontece ainda nos nossos dias. Os que usam do poder para oprimir o povo são os primeiros a caírem diante da verdade. Os que são oprimidos, os pobres, os marginalizados são os primeiros a se reerguerem diante da verdade que liberta: "E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará!".
Embora o povo judeu não tenha recebido Jesus, a sua fama se espalhou por todas as nações. Quando Jesus foi crucificado, Poncio Pilatos mandou confeccionar uma placa com os dizeres: "Jesus Nazareno o Rei dos Judeus", e, isto foi motivo de crítica e de não aceitação por parte dos judeus. Mas o Reino de Deus foi estendido a todos os povos e nações. Jesus morreu, ressuscitou, subiu aos Céus e está assentado à direita de Deus Pai de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos e o seu reino não terá fim.
Diante do Rei dos reis todo joelho se dobrará e toda a língua confessará que Jesus Cristo é o Senhor! Vem Senhor Jesus, vem reinar sobre nós.
Maranatha!
Newton
Nenhum comentário:
Postar um comentário