Sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011
4ª Semana do Tempo Comum
Santos do Dia: André Corsini (bispo), Aquilino, Geminiano, Gelásio, Magno e Donato (mártires de Fossombrone), Aventino de Chartres (bispo), Aventino de Troyes (eremita), Catarina de Ricci (virgem), Eutíquio de Roma (mártir), Filéas (bispo), Filoromo e Companheiros (mártires), Gilberto de Limerick (bispo), Isidoro de Pelusium (abade), Joana de Valois (rainha, viúva, fundadora), João de Britto (jesuíta, mártir na Índia), José de Leonissa (capuchinho), Nicolau Estudita (abade), Nitardo de Corbie (monge, mártir), Obício de Brescia (monge), Remberto de Bremen (bispo), Teófilo, o Penitente, Vicente de Troyes (bispo), Vulgis de Lobbes (monge, bispo).
Primeira leitura: Hebreus 13,1-8
Jesus Cristo é o mesmo, ontem e hoje e por toda a eternidade
Salmo responsorial: Salmo 26(27),1.3.5.8b-9abc (R.1a)
O Senhor é minha luz e salvação
Evangelho: Marcos 6,14-29
É João Batista, a quem mandei cortar a cabeça, que ressuscitou.
O evangelista Marcos coloca Herodes Antipas e, sobretudo, João Batista, como centro deste relato. Herodes está perplexo pelos comentários que rondam pela região acerca de Jesus de Nazaré. Os comentários dizem que Jesus seria João ressuscitado. Ainda assim, pessoas pensavam que em Jesus estava presente o espírito profético tradicional.
Alguns o relacionavam, segundo seus próprios critérios, a ideais ou expectativas e com isso expressavam sua confusão e sua falta de fé. Por outro lado, o martírio de João é revela a violência da sociedade. Quando incomodados, os poderosos recorrem a ela, a fim de silenciar os profetas que denunciam e clamam por justiça.
João foi capaz de enfrentar Herodes, sem medo de criticar seu matrimônio com a esposa de seu irmão Felipe. A lei proibia esse tipo de comportamento. Por essa atitude é assassinado, por ter sido justo e fiel à verdade de Deus.
Sua morte traça o caminho que Jesus deverá percorrer. É o que espera o Mestre, os discípulos e todos aqueles que assumem como opção de vida a luta diária pela justiça e pela implantação do reinado de Deus.
Missionários Claretianos
"Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura" (Mc 16,15)
Nenhum comentário:
Postar um comentário