Quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011
5ª Semana do Tempo Comum
Santos do Dia: Alberto de Fontenelle (monge, bispo), Alexandre e Companheiros (mártires de Roma), Alto de Altomünster (abade), Amon, Emiliano, Lassa e Companheiros (mártires de Membressa, na África), Amônio e Alexandre (mártires de Soli, em Chipre), Aniano de Llanengan (eremita), Apolônia de Alexandria (virgem) com Metras, Quinta e Serapião (todos mártires), Elídio de Llandaff (bispo), Miguel do Equador (religioso), Nebrídio de Egara (bispo), Nicéforo de Antioquia (mártir), Primo e Donato (diáconos, mártires da África), Reinaldo de Nocera (monge, bispo), Sabino de Canossa (bispo).
Primeira leitura: Gênesis 2,4b-9.15-17
O Senhor Deus tomou o homem e colocou-o no jardim do Éden
O Senhor Deus tomou o homem e colocou-o no jardim do Éden
Salmo responsorial: Salmo 103(104),1-2a.27-28.29bc-30 (R. 1a)
Bendize, ó minha alma, ao Senhor!
Evangelho: Marcos 7,14-23
O que torna impuro o homem é o que sai de seu interior
O texto de hoje revela um elemento fundamental para a vida de todo cristão: o importante não é o comportamento religioso exterior, manifestado em rituais e normas, mas sim o que habita no coração do ser humano. O que importa é ter boa vontade, consciência e o coração desejoso de fazer o bem.
Jesus enfatiza que vem do coração é realmente o que torna uma pessoa impura ou indigna aos olhos de Deus, pois daí procede o pensar e o seu agir.
É do interior que procede a decisão de realizar o bem ou o mal, onde se faz a escolha pela vida ou pela morte. É no coração das pessoas onde se decide amar ou ofender a Deus; respeitar ou maltratar aqueles que caminham ao nosso lado.
Portanto, o coração de algumas pessoas pode estar impuro pelo seu afastamento de Deus; por se acharem justificadas pelo cumprimento de algumas leis; por oprimirem os outros; outras pessoas estarão com o coração puro pela escolha que fazem por Deus e pela sua misericórdia e por promoverem a libertação e a vida das pessoas.
É puro quem opta pelo projeto do Reino, quem age com misericórdia e amor, com justiça e solidariedade para com os demais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário