BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

17 de jul. de 2009

CELEBRAÇÃO=JESUS MULTIPLICA OS PÃES

DIA 26 DE JULHO DE 2009 – DOMINGO=JESUS MULTIPLICA OS PÃES

CELEBRAÇÃO DA PALAVRA

(Esta celebração também pode ser usada no lugar da missa do sábado à noite. Seleciona, copia, cole no Word e imprima. Boa celebração)

COMENTARISTA: Irmãs e irmãos: Participemos com fé e devoção desta celebração, para que Deus Pai a considere como se fosse uma missa e nos mande mais padres porque a messe é cada vez maior e os operários são muito poucos. Fiquemos de pé (para receber o celebrante.)

CANTO DE ENTRADA

CELEBRANTE: (Antífona da entrada) Deus habita em seu templo santo, reúne seus filhos em sua casa; é ele que dá força e poder a seu povo.

Sejam todos bem vindos e bem vindas a esta celebração que se inicia: Em nome do pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

ATO PENITENCIAL

CELEBRANTE: Peçamos perdão a Deus pelos nossos pecados para que nos tornemos menos indignos de participar desta cerimônia (da Eucaristia que logo será distribuída,) (cantando?) ou (Confesso a Deus...)

HINO DE LOUVOR: (cantado ou não)

ORAÇÃO DO DIA:

CELEBRANTE: Ó Deus, sois o amparo dos que em vós esperam e, sem vosso auxílio, ninguém é forte, ninguém é santo; redobrai de amor para conosco, para que, conduzidos por vós, usemos de tal modo os bens que passam, que possamos abraçar os que não passam. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!

PRIMEIRA LEITURA:

Leitura (Efésios 4,1-6-2)

COMENTARISTA: LEITURA DA CARTA DE SÃO PAULO AOS EFÉSIOS.
Exorto-vos, pois, - prisioneiro que sou pela causa do Senhor, que leveis uma vida digna da vocação à qual fostes chamados, com toda a humildade e amabilidade, com grandeza de alma, suportando-vos mutuamente com caridade.
Sede solícitos em conservar a unidade do Espírito no vínculo da paz.
Sede um só corpo e um só espírito, assim como fostes chamados pela vossa vocação a uma só esperança.
Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo.
Há um só Deus e Pai de todos, que atua acima de todos, por todos e em todos.
Palavra do Senhor.

SALMO DE RESPOSTA: 144/145

Saciai os vossos filhos, ó Senhor!

Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem
e os vossos santos, com louvores, vos bendigam!
Narrem a glória e o esplendor do vosso reino
e saibam proclamar vosso poder!

Todos os olhos, ó Senhor, em vós esperam,
e vós lhes dais no tempo certo o alimento;
vós abris a vossa mão prodigamente
e saciais todo ser vivo com fartura.

É justo o Senhor em seus caminhos,
é santo em toda obra que ele faz.
ele está perto da pessoa que o invoca,
de todo aquele que o invoca lealmente.

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

EVANGELHO:

CELEBRANTE: O SENHOR ESTEJA CONOSCO.

COMENTARISTA: Ele está no meio de nós.

CELEBRANTE: PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO JOÃO.

CELEBRANTE: Glória a vós Senhor.

CELEBRANTE:
Depois disso, atravessou Jesus o lago da Galiléia (que é o de Tiberíades.)
Seguia-o uma grande multidão, porque via os milagres que fazia em beneficio dos enfermos.
Jesus subiu a um monte e ali se sentou com seus discípulos.
Aproximava-se a Páscoa, festa dos judeus.
Jesus levantou os olhos sobre aquela grande multidão que vinha ter com ele e disse a Filipe: Onde compraremos pão para que todos estes tenham o que comer?
Falava assim para o experimentar, pois bem sabia o que havia de fazer.
Filipe respondeu-lhe: Duzentos denários de pão não lhes bastam, para que cada um receba um pedaço.
Um dos seus discípulos, chamado André, irmão de Simão Pedro, disse-lhe:
Está aqui um menino que tem cinco pães de cevada e dois peixes... mas que é isto para tanta gente?
Disse Jesus: Fazei-os assentar. Ora, havia naquele lugar muita relva. Sentaram-se aqueles homens em número de uns cinco mil.
Jesus tomou os pães e rendeu graças. Em seguida, distribuiu-os às pessoas que estavam sentadas, e igualmente dos peixes lhes deu quanto queriam.
Estando eles saciados, disse aos discípulos: Recolhei os pedaços que sobraram, para que nada se perca.
Eles os recolheram e, dos pedaços dos cinco pães de cevada que sobraram, encheram doze cestos.
À vista desse milagre de Jesus, aquela gente dizia: Este é verdadeiramente o profeta que há de vir ao mundo.
Jesus, percebendo que queriam arrebatá-lo e fazê-lo rei, tornou a retirar-se sozinho para o monte.
Palavra da Salvação.

COMENTÁRIO SOBRE A CARTA DE SÃO PAULO AOS EFÉSIOS:

Paulo nos diz que ele é prisioneiro pela causa do Senhor, e que nós devemos nos comportar como cristãos que somos “...que leveis uma vida digna da vocação à qual fostes chamados”... E o que isso quer dizer para nós hoje? Quer dizer que temos de dar bons exemplos, vivendo tudo o que pregamos, seja no altar, seja na catequese, seja em nossa casa ou mesmo na rua. É muito fácil ser cristão na hora em que estou fazendo a celebração, ou participando da missa ou de uma reunião de casais ou de jovens. Dureza é ser um cristão lá na rua, no ambiente de trabalho ou mesmo em nossa casa. Só tem um a pessoa que pode nos ajudar nessa tarefa tão difícil. Quem é? Isso mesmo! Jesus.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Jesus olhou aquela multidão e com pena, multiplicou os pães alimentando a todos e ainda sobraram doze cestos. Jesus é mais que um simples profeta, pois nenhum deles fez uma proeza dessa dimensão. Em uma demonstração pública de que o poder de Deus estava com Ele, Jesus nos deixa seguros e convictos de realmente Ele e o Pai são um, convictos de que quem o viu , viu o Pai. E de que a Ele foi dado todo o poder no céu e na Terra. Então, irmão, ou irmã. Se às vezes passa pela sua cabeça um pequeno sopro de dúvida, pense no evangelho de hoje, pense nestas palavras que você acabou de ler. E se convença de uma vez por todas de que sem sombra de dúvidas, Jesus é Deus.

Jesus também multiplica os nossos bens quando guardamos os seus ensinamentos e os ensinamos a outras pessoas. Ganharemos cem vezes mais nesta vida e ainda a vida eterna. E, esses cem vezes mais nos chega das formas ou maneiras mais inesperadas e incríveis. O que é certo garantir é que não falta absolutamente nada àquele ou aquela que se entrega ao serviço da Igreja e de Deus. Seja um padre, uma freira, um catequista ou uma coordenadora de uma pastoral. Porque Jesus não falha! Ele não é tratante como nós que prometemos ser fiéis, ser cristãos, mas quando chega a hora da onça beber água, nos esquecemos de tudo o que prometemos e falhamos feio. Jesus não falha porque Ele não é covarde como às vezes nós somos. Você pode contar com essa promessa, assim como todas as demais que Jesus fez. Darei cem vezes mais e ainda a vida eterna se deixarem mulher e filhos para evangelizar. E aí, meu jovem?! Está sentindo firmeza nessas palavras? Está se ligando? É com você mesmo que Jesus está falando nesse momento. Ele precisa de você para dar continuidade à sua missão na Terra. Vai pegar, ou largar? Você não vai se arrepender. E sabe porque? Ele estará contigo todos os dias até o fim dos tempos, te dando apoio, coragem, assistência a todas as suas necessidades, amor através das comunidades, conforto, forças para vencer as tentações, etc. Ele te dará tudo isso e muito mais o que você nem ninguém jamais imaginou! O quanto é maravilhoso o que o Pai preparou para aqueles que acreditam, e se entrega a seu serviço.

CELEBRANTE: CREIO EM DEUS PAI...

CANTO DE OFERTA: CELEBRANTE SENTA ENQUANTO A COLETA É FEITA

COMENTARISTA: NESTE MOMENTO, VAMOS FAZER UMA MEDITAÇÃO ESPECIAL EM SUBSTITUIÇÃO DA CONSAGRAÇÃO DA HÓSTIA.

CELEBRANTE: IRMÃS E IRMÃOS: DE JOELHOS VAMOS INVOCAR AO PAI ETERNO PARA QUE ELE ESTEJA PRESENTE ENTRE NÓS NESSA CELEBRAÇÃO.

DEUS PAI TODO PODEROSO CRIADOR DO UNIVERSO INFINITO, QUE DEU A JESUS CRISTO VOSSO FILHO UM PODER INFINITO SOBRE TODAS AS FORÇAS DO UNIVERSO, NÓS TE LOUVAMOS E AGRADECEMOS POR TUDO QUE NOS DESTES DESDE O NOSSO PRIMEIRO DIA DE VIDA ATÉ O PRESENTE MOMENTO. NÓS VOS SUPLICAMOS Ó PAI. TENHA PIEDADE DE CADA UM DE NÓS. PERDOE OS NOSSOS PECADOS E ATENDA OS NOSSOS PEDIDOS. (PAUSADAMENTE E BAIXANDO O TOM DE VÓZ, CONTINUE) IRMÃOS. EM SILÊNCIO FAÇAMOS CADA UM OS NOSSOS PEDIDOS A DEUS PAI AGORA. (dois minutos )

CELEBRANTE: NÓS VOS SUPLICAMOS Ó PAI QUE ATENDA OS PEDIDOS QUE ACABAMOS DE FAZER, POR JESUS CRISTO QUE CONVOSCO VIVE E REINA NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO. AMÉM.

ORAÇÃO DA ASSEMBLÉIA

CELEBRANTE: Irmãs e irmãos. Com amor e confiança façamos os nossos pedidos a Deus, dizendo. Senhor, escutai a nossa prece.

COMENTARISTA -1-Pelos jovens. Para que eles tenham a coragem de aceitar o convite de Deus para o sacerdócio. Rezemos ao Senhor

COMENTARISTA -2-Pelos doentes, desempregados, e por todos aqueles que sofrem. Rezemos ao Senhor.

COMENTARISTA -3-Pelos catequistas do Brasil e do mundo inteiro, para sejam sempre inspirados pelo Espírito de Deus. Rezemos ao Senhor.

COMENTARISTA -4-Pelas almas do purgatório. Rezemos ao Senhor.

COMENTARISTA -5-Por todos aqueles que trabalham muito e ganham pouco. Rezemos ao Senhor.

COMENTARISTA -6-Pelos jovens para que não se afastem do caminho, da luz, da verdade, e da vida. Rezemos ao Senhor.

COMENTARISTA -7-Pela conversão dos pecadores. Rezemos ao Senhor.

COMENTARISTA -8-Pela Igreja espalhada pelo mundo inteiro para que ela cresça na paz e na unidade. Rezemos ao Senhor.

CELEBRANTE: DEUS PAI, TUDO ISSO NÓS VOS PEDIMOS EM NOME DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO QUE CONVOSCO VIVE E REINA NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO. AMÉM.

CELEBRANTE: PREZADAS IRMÃS E IRMÃOS. REZEMOS COM CONFIANÇA A ORAÇÃO QUE JESUS NOS ENSINOU.

PAI NOSSO...

CELEBRANTE: Livrai-nos ó Pai de todos os males passados, presentes e futuros e dai-nos hoje a vossa paz. Ajudados pela vossa misericórdia sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto, vivendo a esperança, aguardamos a vinda de Cristo Salvador.

COMENTARISTA: Todos: Vosso é o reino, o poder e a glória para sempre.

CELEBRANTE: Senhor Jesus Cristo que dissertes aos vossos apóstolos: Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz. Não olheis os nossos pecados, mas a fé que anima a vossa Igreja; dai-lhe segundo o vosso desejo, a paz e a unidade. Vós que sois Deus, com o Pai e o Espírito Santo.

COMENTARISTA: (olhando para a platéia) A M É M!

CELEBRANTE: A paz do Senhor esteja sempre CONOSCO.

COMENTARISTA: Todos. O amor de Cristo nos uniu.

CELEBRANTE: Irmãos: Como filhos e filhas do Deus vamos desejar a paz de Cristo ao nosso irmão. Saudemos uns aos outros.

COMENTARISTA: CORDEIRO DE DEUS ...

CELEBRANTE: Antífona da comunhão: Quem come a minha carne e bebe o meu sangue terá a vida eterna. EIS O CORDEIRO DE DEUS AQUELE QUE TIRA O PECADO DO MUNDO.

COMENTARISTA: Todos: Senhor. Eu não sou digno que entreis em minha casa. Mais dizei uma só palavra e eu serei salvo.

CELEBRANTE: Senhor Jesus que se fez alimento para nossa alma. Fazei com que o seu corpo e o seu sangue que vamos receber agora não se torne para nós causa de juízo e condenação. Mais que seja: Remédio, força e alimento para a nossa alma e nosso corpo.

COMUNHÃO = CANTO DE COMUNHÃO

MOMENTO DE SILÊNCIO MEDITAÇÃO PÓS COMUNHÃO ( 3 MINUTOS)

Depois da comunhão

CELEBRANTE: Alimentados pela palavra e pelo corpo e sangue de Cristo, nós vos suplicamos, ó Pai, que desperte em cada um de nós o desejo pelos valores celestes e nos afastemos, enquanto estamos aqui na Terra, de tudo o que nos afaste da vida eterna. Por Cristo, nosso Senhor. Amém!

ORAÇÃO FINAL:

Deus Pai. Desperte na mente dos nossos jovens, o desejo incondicional de vos servir através do sacerdócio. Pois como disse Jesus, a messe é grande e os operários são poucos. Por Jesus Cristo vosso Filho que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, amém. Pai nosso...

AVISOS DA SEMANA

CELEBRANTE: O Senhor esteja CONOSCO.

COMENTARISTA: Ele está no meio de nós

CELEBRANTE: ABENÇOE-NOS Ó DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO. AMÉM. Vamos em paz, boa semana a todos e que o Senhor nos acompanhe.

===========================================================================

Confie no Espírito Santo, mas faça a sua parte. Leia algumas vezes, treine, e acima de tudo, reze pedindo ajuda, para fazer uma boa celebração antes de subir no altar. Não tenha medo. Ele estará com você!

Um comentário:

  1. NO PRIMEIRO COMENTÁRIO DESTE MODELO DE CELEBRAÇÃO NÃO SERIA: FIQUEMOS EM PÉ PARA INICIAR NOSSA CELEBRAÇÃO.

    ResponderExcluir