DIA 12 DE JULHO DE 2009 – DOMINGO = CONTINUAR A MISSÃO DE JESUS
CELEBRAÇÃO DA PALAVRA
(Pode ser usada na missa sábado à noite estou publicando com antecedência para que dê tempo de você preparar. Copia no Word e imprima. Boa celebração)
Confie no Espírito Santo, mas faça a sua parte. Leia algumas vezes, treine, e acima de tudo, reze pedindo ajuda, para fazer uma boa celebração antes de subir no altar. Não tenha medo. Ele estará com você!
COMENTARISTA: Irmãs e irmãos: Na ausência de um sacerdote, vamos participar desta celebração, com o máximo respeito e colaboração, pedindo a Jesus pelas vocações sacerdotais. Hoje é o XV DOMINGO DO TEMPO COMUM
CANTO DE ENTRADA (?)
CELEBRANTE: (Antífona da entrada) Contemplarei, justificado, a vossa face; e serei saciado quando se manifestar a vossa glória (Sl 16,15).
Prezados irmãos sejam todos bem vindos e bem vindas a esta celebração que se inicia: Em nome do pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
ATO PENITENCIAL
CELEBRANTE: Peçamos perdão a Deus pelos nossos pecados para que nos tornemos menos indignos de participar desta cerimônia (da Eucaristia que logo será distribuída,) (cantando?) ou (Confesso a Deus...)
HINO DE LOUVOR: (cantado ou não)
ORAÇÃO DO DIA:
Ó Deus, que mostrais a luz da verdade aos que erram para retomarem o bom caminho, dai a todos os que professam a fé rejeitar o que não convém ao cristão e abraçar tudo o que é digno desse nome. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!
PRIMEIRA LEITURA:
Leitura (Efésios 1,3-14)
LEITURA DA CARTA DE SÃO PAULO AOS EFÉSIOS.
Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que do alto do céu nos abençoou com toda a bênção espiritual em Cristo,
e nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis, diante de seus olhos.
No seu amor nos predestinou para sermos adotados como filhos seus por Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua livre vontade,
para fazer resplandecer a sua maravilhosa graça, que nos foi concedida por ele no Bem-amado.
Nesse Filho, pelo seu sangue, temos a Redenção, a remissão dos pecados, segundo as riquezas da sua graça
que derramou profusamente sobre nós, em torrentes de sabedoria e de prudência.
Ele nos manifestou o misterioso desígnio de sua vontade, que em sua benevolência formara desde sempre,
para realizá-lo na plenitude dos tempos - desígnio de reunir em Cristo todas as coisas, as que estão nos céus e as que estão na terra.
Nele é que fomos escolhidos, predestinados segundo o desígnio daquele que tudo realiza por um ato deliberado de sua vontade,
para servirmos à celebração de sua glória, nós que desde o começo voltamos nossas esperanças para Cristo.
Nele também vós, depois de terdes ouvido a palavra da verdade, o Evangelho de vossa salvação no qual tendes crido, fostes selados com o Espírito Santo que fora prometido,
que é o penhor da nossa herança, enquanto esperamos a completa redenção daqueles que Deus adquiriu para o louvor da sua glória.
Palavra do Senhor.
SALMO DE RESPOSTA:
Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade
e a vossa salvação nos concedei!
Quero ouvir o que o Senhor irá falar:
é a paz que ele vai anunciar.
Está perto a salvação dos que o temem,
e a glória habitará em nossa terra.
A verdade e o amor se encontrarão,
a justiça e a paz se abraçarão;
da terra brotará a fidelidade,
e a justiça olhará dos altos céus.
O Senhor nos dará tudo o que é bom,
e a nossa terra nos dará suas colheitas;
a justiça andará na sua frente
e salvação há de seguir os passos seus.
ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO (TEM?)
EVANGELHO:
CELEBRANTE: O SENHOR ESTEJA CONOSCO.
COMENTARISTA: Ele está no meio de nós.
CELEBRANTE: PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO MARCOS. (Marcos 6,7-13)
COMENTARISTA: Glória a vós Senhor.
CELEBRANTE: Então, Jesus chamou os Doze e começou a enviá-los, dois a dois; e deu-lhes poder sobre os espíritos imundos.
Ordenou-lhes que não levassem coisa alguma para o caminho, senão somente um bordão; nem pão, nem mochila, nem dinheiro no cinto;
como calçado, unicamente sandálias, e que se não revestissem de duas túnicas.
E disse-lhes: Em qualquer casa em que entrardes, ficai nela, até vos retirardes dali.
Se em algum lugar não vos receberem nem vos escutarem, saí dali e sacudi o pó dos vossos pés em testemunho contra ele.
Eles partiram e pregaram a penitência.
Expeliam numerosos demônios, ungiam com óleo a muitos enfermos e os curavam.
Palavra da Salvação.
COMENTÁRIO SOBRE A CARTA DE SÃO PAULO AOS EFÉSIOS=(Efésios 1,3-14)
“Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que do alto do céu nos abençoou com toda a bênção espiritual em Cristo,”...
Que seja sempre bendito o santo nome de Deus Pai todo poderoso em todos os cantos do mundo, e que a sua doutrina atinja todos os povos. Mais para que isso aconteça, irmãos, nós precisamos nos desdobrar, nos multiplicar, e aproveitar a tecnologia da internet para evangelizar. (Até rimou). E como podemos nos multiplicar? Na verdade não se trata de um passe de mágica. Veja. Ao catequizar, podemos fazer isso. Preparar os nossos jovens no sentido de habilitá-los com treinamentos, a continuar o nosso trabalho. Você meu irmão, minha irmã, pode montar na sua paróquia, uma escolinha de preparação de catequistas ou coisa parecida. Vamos lá?
COMENTÁRIO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO MARCOS (Marcos 6,7-13)
Jesus ao enviar os discípulos para continuar o seu trabalho, recomenda-lhes que não se preocupem com provisões, pois o Pai vai providenciar o seu sustendo e abrigo que virão através das almas piedosas. “Ordenou-lhes que não levassem coisa alguma para o caminho, senão somente um bordão; nem pão, nem mochila, nem dinheiro no cinto; como calçado, unicamente sandálias, e que se não revestissem de duas túnicas.”
Aqui, mais uma vez, vamos lembrar que o sustento e o abrigo dos padres assim como e da nossa Igreja, é de inteira responsabilidade nossa. A nossa contribuição para a Igreja é uma contribuição para Deus. É um dever nosso e não se trata de esmola, porque Deus não precisa disso por ser Ele o dono do mundo e por que Ele não precisar de nós em absolutamente nada! Apenas quis a nossa colaboração em continuar a missão de Jesus, para a nossa própria santificação e salvação. Assim. Quando alguém se prontifica a evangelizar, além das inúmeras graças que essa pessoa vai receber, ela também estará evangelizando a si mesmo. Está se santificando, e a cada dia mais se aproxima de Deus e do seu projeto de salvação.
Meu irmão, minha irmã. Neste momento, através desta mensagem, Deus está falando com você. Ele está convidando você a fazer parte do seu projeto de salvação. Não se preocupe se você não se considera devidamente preparado, ou digno de tal missão. Garanto-lhe que a partir do momento em que você aceitar o convite de Deus, para seguir com o trabalho iniciado por Jesus, todos os detalhes serão providenciados por Ele na pessoa daqueles que o irão orientar. E aí? Topa? Então qual a primeira coisa a fazer? Faça essa pergunta agora a Jesus. Talvez Ele dirá que você deva perguntar às pessoas encarregadas pela celebração, como fazer para participar do grupo de catequistas.
CELEBRANTE : CREIO EM DEUS PAI...
CANTO DE OFERTA: CELEBRANTE SENTA ENQUANTO A COLETA É FEITA
COMENTARISTA: NESTE MOMENTO, VAMOS FAZER UMA MEDITAÇÃO ESPECIAL EM SUBSTITUIÇÃO DA CONSAGRAÇÃO DA HÓSTIA.
CELEBRANTE: IRMÃS E IRMÃOS: DE JOELHOS VAMOS INVOCAR AO PAI ETERNO PARA QUE ELE ESTEJA PRESENTE EM NOSSA CELEBRAÇÃO.
DEUS PAI TODO PODEROSO CRIADOR DO UNIVERSO INFINITO, QUE DEU A JESUS CRISTO VOSSO FILHO UM PODER INFINITO SOBRE TODAS AS FORÇAS DO UNIVERSO, NÓS TE LOUVAMOS E AGRADECEMOS POR TUDO QUE NOS DESTES DESDE O NOSSO PRIMEIRO DIA DE VIDA ATÉ O PRESENTE MOMENTO. NÓS VOS SUPLICAMOS Ó PAI. TENHA PIEDADE DE CADA UM DE NÓS. PERDOE OS NOSSOS PECADOS E ATENDA OS NOSSOS PEDIDOS. (PAUSADAMENTE E BAIXANDO O TOM DE VÓZ, CONTINUE) IRMÃOS. EM SILÊNCIO FAÇAMOS CADA UM OS NOSSOS PEDIDOS A DEUS PAI AGORA. (dois minutos )
CELEBRANTE: NÓS VOS SUPLICAMOS Ó PAI QUE ATENDA OS PEDIDOS QUE ACABAMOS DE FAZER, POR JESUS CRISTO QUE CONVOSCO VIVE E REINA NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO. AMÉM.
ORAÇÃO DA ASSEMBLÉIA
CELEBRANTE: Irmãs e irmãos. Com amor e confiança façamos os nossos pedidos a Deus, dizendo. Senhor, escutai a nossa prece.
COMENTARISTA -1-Pela paz nas nossas famílias. Rezemos ao Senhor
COMENTARISTA -2-Pelos doentes, da nossa paróquia e de todo o mundo. Rezemos ao Senhor.
COMENTARISTA -3-Pelos que sofrem com a falta de emprego, de habitação e de alimento.
Rezemos ao Senhor.
COMENTARISTA -4-Pelas vocações sacerdotais. Rezemos ao Senhor.
COMENTARISTA -5-Pelas almas dos nossos irmãos que morreram. Rezemos ao Senhor.
COMENTARISTA -6-Pelos jovens para que não se afastem do caminho, da verdade, e da vida. Rezemos ao Senhor.
COMENTARISTA -7-Pela conversão dos pecadores. Rezemos ao Senhor.
COMENTARISTA -8-Pela Vossa Igreja espalhada pelo mundo inteiro para que ela cresça na paz e na unidade. Rezemos ao Senhor.
CELEBRANTE: DEUS PAI, TUDO ISSO NÓS VOS PEDIMOS EM NOME DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO QUE CONVOSCO VIVE E REINA NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO. AMÉM.
CELEBRANTE: PREZADAS IRMÃS E IRMÃOS. REZEMOS COM CONFIANÇA A ORAÇÃO QUE JESUS NOS ENSINOU.
PAI NOSSO...
CELEBRANTE: Livrai-nos ó Pai de todos os males passados, presentes e futuros e dai-nos hoje a vossa paz. Ajudados pela vossa misericórdia sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto, vivendo a esperança, aguardamos a vinda de Cristo Salvador.
COMENTARISTA: Todos: Vosso é o reino, o poder e a glória para sempre.
CELEBRANTE: Senhor Jesus Cristo que dissertes aos vossos apóstolos: Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz. Não olheis os nossos pecados, mas a fé que anima a vossa Igreja; dai-lhe segundo o vosso desejo, a paz e a unidade. Vós que sois Deus, com o Pai e o Espírito Santo.
COMENTARISTA: (olhando para a platéia) A M É M!
CELEBRANTE: A paz do Senhor esteja sempre CONOSCO.
COMENTARISTA: Todos. O amor de Cristo nos uniu.
CELEBRANTE: Irmãos: Como filhos e filhas do Deus da paz que nos ama, saudemos uns aos outros.
COMENTARISTA: CORDEIRO DE DEUS ...
CELEBRANTE: Antífona da comunhão: Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele, diz o Senhor. IRMÃOS: EIS O CORDEIRO DE DEUS AQUELE QUE TIRA O PECADO DO MUNDO.
COMENTARISTA: Todos: Senhor. Eu não sou digno que entreis em minha casa. Mais dizei uma só palavra e eu serei salvo.
CELEBRANTE: Jesus que quisestes ser o alimento para nossa alma. Fazei com que o teu corpo e o teu sangue que vamos receber não se torne para nós motivo de juízo e condenação, mas sim remédio, força e alimento para a nossa alma.
COMUNHÃO = CANTO DE COMUNHÃO
MOMENTO DE SILÊNCIO MEDITAÇÃO PÓS COMUNHÃO ( 3 MINUTOS)
Depois da comunhão
CELEBRANTE: Alimentados pela vossa eucaristia, nós vos pedimos, ó Deus, que cresça em nós a vossa salvação cada vez que celebramos este mistério. Por Cristo, nosso Senhor. Amém!
ORAÇÃO FINAL:
Deus Pai. Mande-nos mais padres. Bons padres, pois como disse Jesus, a messe é grande e os operários são poucos. Por Jesus Cristo vosso Filho que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, amém. Pai nosso...
AVISOS DA SEMANA
CELEBRANTE: O Senhor esteja CONOSCO.
COMENTARISTA: Ele está no meio de nós
CELEBRANTE: ABENÇOE-NOS Ó DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO. AMÉM. Vamos em paz, boa semana a todos e que o Senhor nos acompanhe.
COMENTÁRIO SOBRE UMA CELEBRAÇÃO DA PALAVRA
(ISSO NÃO É PARA SER LIDO NA MISSA JUNTO COM A CELEBRAÇÃO)
A PRIMEIRA VEZ QUE FIZ UMA CELEBRAÇÃO DA PALAVRA FIQUEI UM POUCO NERVOSO, PORÉM MUITO ORGULHOSO POR TER SIDO ESCOLHIDO PARA TÃO GRANDE MISSÃO. A MINHA PREOCUPAÇÃO PRINCIPAL ERA NÃO ME FAZER PASSAR POR UM PADRE. A NÃO FICAR IMITANDO OS GESTOS DO SACERDOTE. NO ENTANTO, EU QUERIA CONDUZIR A TODOS OS PARTICIPANTES A UM MOMENTO DE MEDITAÇÃO PROFUNDA EM QUE TODOS PUDESSEM SE ENCONTRAR COM CRISTO. E AÍ, ÀS VEZES FICAVA EM DÚVIDA COMO ME POSICIONAR? ONDE POR AS MÃOS? DEIXANDO TRANSPARECER SEMPRE UM POUCO DE INSEGURANÇA, POR NÃO SER UM SACERDOTE. COM O TEMPO, TUDO ISSO DESAPARECEU, PEGUEI MUITA PRÁTICA, QUE ATÉ TINHA QUE ME FISCALISAR, DE ME LEMBRAR A TODO MOMENTO QUE EU NÃO ERA UM SACERDOTE. QUE EU NÃO PASSAVA DE UM LEIGO. QUE EU NÃO PODIA “DAR UMA” DE PADRE. MAIS PENSANDO A BEM DA IGREJA, NÃO EXAGEREMOS NESSAS CONSIDERAÇÕES. PORQUE O CELEBRANTE LEIGO PODE MUITO BEM, CONDUZIR A TODOS A UM BOM MOMENTO DE INTROSPECÇÃO, DE MEDITAÇÃO SINCERA QUE ATÉ SUBSTITUI A MISSA. AFINAL, NÃO TEMOS A PRESENÇA DO SACERDOTE E DA CONSGRAÇÃO, MAIS TEMOS A PALAVRA, A ORAÇÃO COMUNITÁRIA E INDIVIDUAL E A EUCARISTIA. DESTA FORMA, PENSANDO BEM, A CELEBRAÇÃO LEIGA NÃO É TÃO RUIM ASSIM, COMO ALGUMAS PESSOAS PENSAM.
Nenhum comentário:
Postar um comentário