BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

12 de jul. de 2009

PRECISAMOS DE MAIS PADRES

DIA 19 DE JULHO DE 2009 – DOMINGO=PRECISAMOS DE MAIS PADRES

CELEBRAÇÃO DA PALAVRA

(Pode também ser usada no lugar da missa de sábado à noite estou publicando com antecedência para que dê tempo de você preparar. Copia no Word e imprima. Boa celebração)

COMENTARISTA: Irmãs e irmãos: Na ausência de um sacerdote, vamos participar desta celebração, com o máximo respeito e colaboração, pedindo a Jesus pelas vocações sacerdotais.

CANTO DE ENTRADA

CELEBRANTE: (Antífona da entrada) É Deus quem me ajuda, é o Senhor quem defende a minha vida. Senhor, de todo o coração hei de vos oferecer o sacrifício e dar graças ao vosso nome, porque sois bom.

Prezados irmãos sejam todos bem vindos e bem vindas a esta celebração que se inicia: Em nome do pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

ATO PENITENCIAL

CELEBRANTE: Peçamos perdão a Deus pelos nossos pecados para que nos tornemos menos indignos de participar desta cerimônia (da Eucaristia que logo será distribuída,) (cantando?) ou (Confesso a Deus...)

HINO DE LOUVOR: (cantado ou não)

CELEBRANTE: Ó Deus, sede generoso para com os vossos filhos e filhas e multiplicai em nós os dons da vossa graça, para que, repletos de fé, esperança e caridade, guardemos fielmente os vossos mandamentos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!

PRIMEIRA LEITURA:

Leitura (Jeremias 23,1-6)

Leitura do livro do profeta Jeremias.
Ai dos pastores que deixam perder-se e dispersar-se o rebanho miúdo de minha pastagem! - oráculo do Senhor.
Por isso, assim fala o Senhor, Deus de Israel, acerca dos pastores que apascentam o meu povo: Dispersastes o meu rebanho e o afugentastes, sem dele vos ocupar. Eu, porém, vou ocupar-me à vossa custa da malícia de tal procedimento - oráculo do Senhor.
Reunirei o que restar das minhas ovelhas, espalhadas pelos países em que as exilei e as trarei para as pastagens em que se hão de multiplicar.
Escolherei para elas pastores que as apascentarão, de sorte que não tenham receios nem temores, e já nenhuma delas se extravie - oráculo do Senhor.
Dias virão - oráculo do Senhor - em que farei brotar de Davi um rebento justo que será rei e governará com sabedoria e exercerá na terra o direito e a eqüidade.
Sob seu reinado será salvo Judá, e viverá Israel em segurança. E eis o nome com que será chamado: Javé-nossa-justiça!
Palavra do Senhor.

SALMO DE RESPOSTA: 22/23

O Senhor é o pastor que me conduz:
felicidade e todo bem hão de seguir-me!

O Senhor é o pastor que me conduz;
não me falta coisa alguma.
Pelos prados e campinas verdejantes
ele me leva a descansar.
Para as águas repousantes me encaminha
e restaura as minhas forças.

Ele me guia no caminho mais seguro,
pela honra do seu nome.
Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso,
nenhum mal eu temerei;
estais comigo com bastão e com cajado;
eles me dão a segurança!

Preparais à minha frente uma mesa,
bem à vista do inimigo,
e com óleo vós ungis minha cabeça;
o meu cálice transborda.

Felicidade e todo bem hão de seguir-me
por toda a minha vida;
e na casa do Senhor habitarei
pelos tempos infinitos.

LEITURA DA CARTA DE SÃO PAULO AOS EFÉSIOS.

(Efésios 2,13-18)

Agora, porém, graças a Jesus Cristo, vós que antes estáveis longe, vos tornastes presentes, pelo sangue de Cristo.
Porque é ele a nossa paz, ele que de dois povos fez um só, destruindo o muro de inimizade que os separava,
abolindo na própria carne a lei, os preceitos e as prescrições. Desse modo, ele queria fazer em si mesmo dos dois povos uma única humanidade nova pelo restabelecimento da paz,
e reconciliá-los ambos com Deus, reunidos num só corpo pela virtude da cruz, aniquilando nela a inimizade.
Veio para anunciar a paz a vós que estáveis longe, e a paz também àqueles que estavam perto;
porquanto é por ele que ambos temos acesso junto ao Pai num mesmo espírito.
Palavra do Senhor.

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

CELEBRANTE: O SENHOR ESTEJA CONOSCO.

COMENTARISTA: Ele está no meio de nós.

CELEBRANTE: PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO MARCOS. (Marcos 6,7-13)

COMENTARISTA: Glória a vós Senhor.

CELEBRANTE: Os apóstolos voltaram para junto de Jesus e contaram-lhe tudo o que haviam feito e ensinado.
Ele disse-lhes: Vinde à parte, para algum lugar deserto, e descansai um pouco. Porque eram muitos os que iam e vinham e nem tinham tempo para comer.
Partiram na barca para um lugar solitário, à parte.
Mas viram-nos partir. Por isso, muitos deles perceberam para onde iam, e de todas as cidades acorreram a pé para o lugar aonde se dirigiam, e chegaram primeiro que eles.
Ao desembarcar, Jesus viu uma grande multidão e compadeceu-se dela, porque era como ovelhas que não têm pastor. E começou a ensinar-lhes muitas coisas.
Palavra da Salvação.

CELEBRANTE: Que as palavras do Evangelho perdoe os nossos pecados.

COMENTÁRIO SOBRE A CARTA DE PAULO E O EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO MARCOS

Paulo, na carta aos efésios, nos fala que Deus pela sua bondade destruiu o muro de inimizade que separava dois povos. Meus irmãos. Deus sempre nos conduz no tempo certo a romper o silêncio da mágoa e da inimizade com nosso irmão, com nossa irmã, e reatar os laços de amizade desta vez mais fortes, uma vez que tiradas as arestas, as diferenças entre ambos, uma nova vida recomeça, desta vez na paz de Cristo.

NO EVANGELHO...

Jesus viu uma grande multidão e compadeceu-se dela, porque era como ovelhas que não têm pastor.”

Novamente Jesus repete sua preocupação a respeito da falta de operários para a messe, ou de pastores para o rebanho, em outras palavras, hoje seria a falta de padres. O evangelho de hoje mostra Jesus cuidando de seus discípulos e em contato com as multidões carentes, atento às suas necessidades e procurando libertá-las de suas carências e opressões, dirigindo-lhes a palavra.

Nos dias atuais também existem muitas ovelhas precisando de pastores pelo mundo a fora! Pelo Brasil e principalmente na Região Nordeste, muita gente fica sem assistir a missa aos domingos, fica sem confessar, porque não encontra um sacerdote por perto. Prezados irmãos, isso é muito triste! Na Chapada Diamantina é grande a falta de padres. Um sacerdote tem de viajar muitos quilômetros para fazer uma celebração. Depois sai às pressas para outra cidade, até completar as missas do domingo. A pergunta, é: O que eu posso faze? O que você pode fazer? O que nós cristãos engajados na linha de frente da Igreja podemos e devemos fazer para diminuir o grande vazio de sacerdotes? Você tem um filho homem? Que tal perguntar a ele se já pensou em ser um sacerdote? Você é um jovem? “E aí, cara! Se liga na parada! O que está pegando é uma grande falta de padres. Tá afim de encarar esse desafio?”

Nós os adultos precisamos urgentemente fazer alguma coisa. Qualquer coisa, pois “A messe é grande, mas os operários são poucos. E, pelo menos uma coisa podemos fazer. Rezar. Mais rezar todos os dias, rezar em grupos de oração, rezar no silêncio do seu quarto, mas rezar muito pelas vocações sacerdotais. Foi o próprio Jesus quem disse: “Pedi, pois, ao Senhor da messe que envie operários para sua messe.

O certo seria cada família começar em suas próprias casas conversando com seus filhos homens sobre a possibilidade deles serem padres. Mas infelizmente, o que notamos é que cada pai, cada mãe, pensa assim. Os jovens precisam pensar na possibilidade de serem padres. Pois está uma grande escassez de sacerdotes. Se alguém pergunta. E o seu filho? Bem não vai dar! Porque ele já está enraizado num projeto com o pai, ou ele está num bom emprego, ou ainda ele já está de casamento marcado. Se você perguntar a um desses excelentes jovens piedosos, freqüentadores e participantes assíduos da missa, e da eucaristia sobre a possibilidade de fazer uma experiência no seminário, todos eles vão pensar na namorada. Em seguida, responderão mais ou menos assim: Não vai dar! Pretendo construir família.

Então, irmãos. Vamos pensar mais no que realmente nós podemos fazer, além da oração pelas vocações sacerdotais.

CELEBRANTE : CREIO EM DEUS PAI...

CANTO DE OFERTA: CELEBRANTE SENTA ENQUANTO A COLETA É FEITA

COMENTARISTA: NESTE MOMENTO, VAMOS FAZER UMA MEDITAÇÃO ESPECIAL EM SUBSTITUIÇÃO DA CONSAGRAÇÃO DA HÓSTIA.

CELEBRANTE: IRMÃS E IRMÃOS: DE JOELHOS VAMOS INVOCAR AO PAI ETERNO PARA QUE ELE ESTEJA PRESENTE EM NOSSA CELEBRAÇÃO.

DEUS PAI TODO PODEROSO CRIADOR DO UNIVERSO INFINITO, QUE DEU A JESUS CRISTO VOSSO FILHO UM PODER INFINITO SOBRE TODAS AS FORÇAS DO UNIVERSO, NÓS TE LOUVAMOS E AGRADECEMOS POR TUDO QUE NOS DESTES DESDE O NOSSO PRIMEIRO DIA DE VIDA ATÉ O PRESENTE MOMENTO. NÓS VOS SUPLICAMOS Ó PAI. TENHA PIEDADE DE CADA UM DE NÓS. PERDOE OS NOSSOS PECADOS E ATENDA OS NOSSOS PEDIDOS. (PAUSADAMENTE E BAIXANDO O TOM DE VÓZ, CONTINUE) IRMÃOS. EM SILÊNCIO FAÇAMOS CADA UM OS NOSSOS PEDIDOS A DEUS PAI AGORA. (dois minutos )

CELEBRANTE: NÓS VOS SUPLICAMOS Ó PAI QUE ATENDA OS PEDIDOS QUE ACABAMOS DE FAZER, POR JESUS CRISTO QUE CONVOSCO VIVE E REINA NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO. AMÉM.

ORAÇÕES DA ASSEMBLÉIA (Em substituição da oração Eucarística)

CELEBRANTE: Irmãs e irmãos. Com amor e confiança façamos os nossos pedidos a Deus, dizendo. Senhor, escutai a nossa prece.

COMENTARISTA: 1-Pela paz nas nossas famílias. Rezemos ao Senhor.

COMENTARISTA: 2-Pelos doentes, da nossa paróquia e de todo o mundo. Rezemos ao Senhor.

COMENTARISTA: 3-Pelos que sofrem com a falta de emprego, de habitação e de alimento. Rezemos ao Senhor.

COMENTARISTA: 4-Pelas vocações sacerdotais e religiosas. Rezemos ao Senhor.

COMENTARISTA: 5-Pelas almas dos nossos irmãos que morreram. Rezemos ao Senhor.

COMENTARISTA: 6-Pelos jovens para que não se afastem do caminho, da verdade, e da vida. Rezemos ao Senhor.

COMENTARISTA: 7-Pela conversão dos pecadores, e daqueles que se revoltaram e se afastaram de Deus. Rezemos ao Senhor.

COMENTARISTA: 8 –Pela Igreja espalhada no mundo inteiro, para que ela cresça na paz, na unidade e na fé. Rezemos ao Senhor.

CELEBRANTE: DEUS PAI, TUDO ISSO NÓS VOS PEDIMOS EM NOME DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO QUE CONVOSCO VIVE E REINA NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO. AMÉM

CELEBRANTE: PREZADAS IRMÃS E IRMÃOS. REZEMOS COM CONFIANÇA A ORAÇÃO QUE JESUS NOS ENSINOU.

PAI NOSSO...

CELEBRANTE: Livrai-nos ó Pai de todos os males passados, presentes e futuros e dai-nos hoje a vossa paz. Ajudados pela vossa misericórdia sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto, vivendo a esperança, aguardamos a vinda de Cristo Salvador.

COMENTARISTA: Todos: Vosso é o reino, o poder e a glória para sempre.

CELEBRANTE: Senhor Jesus Cristo que dissertes aos vossos apóstolos: Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz. Não olheis os nossos pecados, mas a fé que anima a vossa Igreja; dai-lhe segundo o vosso desejo, a paz e a unidade. Vós que sois Deus, com o Pai e o Espírito Santo.

COMENTARISTA: (olhando para a platéia) A M É M!

CELEBRANTE: A paz do Senhor esteja sempre CONOSCO.

COMENTARISTA: Todos. O amor de Cristo nos uniu.

CELEBRANTE: Irmãos: Como filhos e filhas do Deus da paz que nos ama, saudemos uns aos outros.

COMENTARISTA: CORDEIRO DE DEUS ...

CELEBRANTE: Antífona da comunhão: Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele, diz o Senhor. IRMÃOS: EIS O CORDEIRO DE DEUS AQUELE QUE TIRA O PECADO DO MUNDO.

COMENTARISTA: Todos: Senhor. Eu não sou digno que entreis em minha casa. Mais dizei uma só palavra e eu serei salvo.

CELEBRANTE: Jesus que quisestes ser o alimento para nossa alma. Fazei com que o teu corpo e o teu sangue que vamos receber não se torne para nós motivo de juízo e condenação, mas sim remédio, força e alimento para a nossa alma.

COMUNHÃO = CANTO DE COMUNHÃO

MOMENTO DE SILÊNCIO MEDITAÇÃO PÓS COMUNHÃO ( 3 MINUTOS)

Depois da comunhão

CELEBRANTE: Alimentados pela vossa eucaristia, nós vos pedimos, ó Deus, que cresça em nós a vossa salvação cada vez que celebramos este mistério. Por Cristo, nosso Senhor. Amém!

ORAÇÃO FINAL:

Deus Pai. Mande-nos mais padres. Bons padres, pois como disse Jesus, a messe é grande e os operários são poucos. Por Jesus Cristo vosso Filho que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, amém. Pai nosso...

AVISOS DA SEMANA

CELEBRANTE: O Senhor esteja CONOSCO.

COMENTARISTA: Ele está no meio de nós

CELEBRANTE: ABENÇOE-NOS Ó DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO. AMÉM. Vamos em paz, boa semana a todos e que o Senhor nos acompanhe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário