BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

26 de jul. de 2009

SOMOS FERMENTOS NA MASSA

DIA 27 DE JULHO - SEGUNDA-FEIRA DE 2009

Antífona da entrada: Deus habita em seu templo santo, reúne seus filhos em sua casa; é ele que dá força e poder a seu povo (Sl 67,6s.36)

Oração do dia

Ó Deus, sois o amparo dos que em vós esperam e, sem vosso auxílio, ninguém é forte, ninguém é santo; redobrai de amor para conosco, para que, conduzidos por vós, usemos de tal modo os bens que passam, que possamos abraçar os que não passam. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!

REFLEXÃO SOBRE O EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO MATEUS.

(Mateus 13,31-35)

A palavra de Deus semeada nas missas, na internet, vai crescer como o arbusto que maior que todas as hortaliças, e vai dar muitos frutos. A palavra de Deus que é semeada por sós, vai se multiplicar com a sua graça semelhante ao fermento que faz crescer a massa. A grande massa que é o povo de Deus precisa desse fermento diariamente. Precisa de mim, de você, para aplicar o fermento com muita fé, com muita boa vontade, com muita coragem com muita dedicação. Quanto a mim, a forma mais prática que encontrei de fermentar a palavra de Deus, de multiplicá-la, foi criando um Blog com a ajuda do Jailson Ferreira, e nele publicar modelos de celebrações da palavra, para assim poder, ou tentar suprir a falta de padres por este mundo afora. É importante que aquele cristão que se propõe a fazer uma celebração da palavra, seja uma pessoa de conceituado respeito, além de ser um cristão praticante e preparado. É claro que não precisa ter cursado nenhuma faculdade para essa missão. Mais precisa ser uma pessoa de moral inquestionável, para subir num altar e presidir uma hora de orações em substituição a santa missa. Com todo respeito, para o bem da reputação da nossa Igreja, não pode ser qualquer pessoa que vai passando em frente da igreja minutos antes da missa. A respeito desse assunto, permitam-me repetir aqui, a minha experiência com relação às celebrações que já fiz.

A PRIMEIRA VEZ QUE FIZ UMA CELEBRAÇÃO DA PALAVRA FIQUEI UM POUCO NERVOSO, PORÉM MUITO ORGULHOSO E HONRADO POR TER SIDO ESCOLHIDO PARA TÃO GRANDE MISSÃO. A MINHA PREOCUPAÇÃO PRINCIPAL ERA NÃO ME FAZER PASSAR POR UM PADRE. A NÃO FICAR IMITANDO OS GESTOS DO SACERDOTE. NO ENTANTO, EU QUERIA CONDUZIR A TODOS OS PARTICIPANTES A UM MOMENTO DE MEDITAÇÃO PROFUNDA EM QUE TODOS PUDESSEM SE ENCONTRAR COM CRISTO. E AÍ, ÀS VEZES FICAVA EM DÚVIDA COMO ME POSICIONAR? ONDE POR AS MÃOS? DEIXANDO TRANSPARECER SEMPRE UM POUCO DE INSEGURANÇA, POR NÃO SER UM SACERDOTE. COM O TEMPO, TUDO ISSO DESAPARECEU, PEGUEI MUITA PRÁTICA, QUE ATÉ TINHA QUE ME FISCALISAR, DE ME LEMBRAR A TODO MOMENTO QUE EU NÃO ERA UM SACERDOTE. QUE EU NÃO PASSAVA DE UM LEIGO. QUE EU NÃO PODIA “DAR UMA” DE PADRE. MAIS PENSANDO A BEM DA IGREJA, NÃO EXAGEREMOS NESSAS CONSIDERAÇÕES. PORQUE O CELEBRANTE LEIGO PODE MUITO BEM, CONDUZIR A TODOS A UM BOM MOMENTO DE INTROSPECÇÃO, DE MEDITAÇÃO SINCERA QUE ATÉ SUBSTITUI A MISSA. AFINAL, NÃO TEMOS A PRESENÇA DO SACERDOTE E DA CONSGRAÇÃO, MAIS TEMOS A PALAVRA, A ORAÇÃO COMUNITÁRIA E INDIVIDUAL E A EUCARISTIA. DESTA FORMA, PENSANDO BEM, A CELEBRAÇÃO LEIGA NÃO É TÃO RUIM ASSIM, COMO ALGUMAS PESSOAS PENSAM.

ORAÇÃO:

Deus Pai. Mande-nos mais padres. Bons padres, pois como disse Jesus, a messe é grande e os operários são poucos. Por Jesus Cristo que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, amém. Pai nosso...

Sal

Nenhum comentário:

Postar um comentário