BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

18 de fev. de 2011

Transfigurou-se diante deles - Nancy


19 de Fevereiro de 2011 – sábado


Evangelho - Mc 9,2-13



"LIMITADOS QUE SOMOS NÃO CONSEGUIMOS COMPREENDER A FUNDO A TRANSFIGURAÇÃO DE JESUS DIANTE DE SEUS APÓSTOLOS, NO CUME DA MONTANHA" – Nancy  

Transfigurar de acordo com o dicionário é mudar de figura, transformar-se.

Quão maravilhosa deve ter sido a transformação de Jesus Cristo na montanha, narrada por Marcos neste evangelho de hoje. Cenário indefinível!

Deus enviou Jesus Cristo ao mundo para assumir a natureza humana, viver e experimentar a dor e o prazer, a alegria e a tristeza, a paz e a guerra, enfrentando os poderosos e acolhendo os mais fracos.

No entanto, o Messias se fez homem pela vontade do Pai, e pela própria vontade do Pai abrigara em seu íntimo a natureza divina.

Limitados que somos não conseguimos compreender a fundo a transfiguração de Jesus diante de seus apóstolos, no cume da montanha.

É demasiadamente sobrenatural para nós – humanos e racionais – a revelação da transfiguração. Como compreender com os olhos carnais que se sobrepõem aos olhos da alma? Como entender tão grandioso mistério se a razão suplanta a alma, o coração?

Oras! Jesus estava em estado de êxtase, contemplando o divino, em contato íntimo com seu Pai e com o Espírito Santo. Sintonia perfeita da Santíssima Trindade... Certamente estava ligado em pensamento, oração e coração a Moisés e Elias. Moisés – líder que conduziu o povo de Israel pelo deserto, tirando-o da escravidão, e Elias – um grande profeta do Antigo Testamento. Grandes profetas ungidos por Deus.

Não nos admira o desejo dos apóstolos de armar tendas naquele local e ficar ali com Jesus! Longe de tudo e de todos, na presença do Senhor, em estado de enlevo total. Que outro lugar daria tanta paz, tanto prazer? Um lugar, poderíamos intuir, paradisíaco!?

Mas a missão de Jesus era retornar para cumprir o seu martírio e nos salvar. A missão dos apóstolos era voltar à vida normal e testemunhar a natureza divina de Jesus Cristo, e seguir os passos do Mestre.

Transfiguração. Conversão. Mudança. Outra fisionomia! Tudo isso também é um dom de Deus para cada um de nós, seus filhos e missionários.

Todo dia Deus nos concede a oportunidade da transfiguração através da vivência e convivência conosco e com o nosso próximo. Ele é uma dádiva acessível a cada um de nós, que impõe condições para sermos seus discípulos e seguidores transfigurados.

Que iniciemos o processo de transfiguração harmonizando com o Senhor o nosso ser físico e espiritual: pensando, agindo e sentindo aos moldes do Senhor.

E que finalmente possamos anunciar como o apóstolo Paulo (Filipenses 3,17-4,1): "O Senhor Jesus Cristo transfigurará o nosso mísero corpo, para conformá-lo ao seu corpo glorioso, em virtude do poder que tem de sujeitar a si todas as coisas".

Oremos: "Permita-nos, Senhor, que nossa vida, nossas ações, palavras e até pensamentos sejam moldados à imagem de Cristo." Amém!

 

Abraços fraternos.

 

Nancy – professora

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário