BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

9 de fev. de 2011

Jesus cura o surdo - Claudinei


Por que Somos Surdos?  Claudinei Oliveira

 

Sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011.

 

Evangelho de Marcos; 7,31-37

 

A criação de Deus é perfeita. Não dá para duvidar das maravilhas criadas por Este Pai que se fez homem  e fez aparecer figuras a sua imagem e semelhança. A imponência do Criador  é soberana. Entretanto, conceber a criação e atentar para as maravilhas não é uma tarefa fácil. Os olhos não enxergam corretamente a frente as belas formas de vida e de alegrias; os ouvidos não escutam os barulhos das palavras evocadas para libertar o homem dos desprezos das riquezas, ensurdecem para a vida e para Deus; o coração não bate de prazer e, às vezes, não emite sentimentos  alucinados  de tudo que está a sua volta. Tudo se perde, tudo se distancia e tudo  se acaba, ou melhor, nada passa a existir  diante do homem que é a imagem e semelhança do Criador. É preciso mudar de rumo é preciso enxergar e ouvir.

 

No Evangelho de hoje é apresentado a Jesus um homem com dificuldade de falar, pois não ouvia corretamente, trouxeram então um homem surdo, que falava com dificuldade, e pediram que Jesus lhe impusesse a mão (v. 32). Jesus curou o homem ao tocar  os dedos nos seus ouvidos e com a saliva, tocou a língua do homem que não falava bem. Foi na verdade um milagre, pois o incômodo do homem foi retirado e liberto para a vida e a conseqüência foi imediata, pois, seus ouvidos se abriram, sua língua se soltou e ele começou a falar sem dificuldade. Neste caso, estava pronto para anunciar também a palavra de Deus. Nada mais o impedia. A criação foi renovada e tudo começava a fluir como na proposta de Genesis: a reconstrução de um novo mundo.

 

A surdez impede que o reino de  Deus aconteça na criação do homem. São tantas pessoas surdas para Deus. Não querem ouvir a verdade. Não conseguem nem pronunciar palavras. Também ficam mudas. A transformação da pessoa deve acontecer. Ficar atentas para que possa ser sinal de Deus vivo. Até calamos diante de tantas injustiças que maltratam os filhos de Deus. Mas na missão de Jesus  ele provou que a prática  é um bem necessário e devemos participar das boas ações para converter os corações maldosos.

 

João Batista preparou o caminho de Jesus e batiza para converter os corações arrependidos. Ensinou muita gente a não ficar calado diante dos poderosos, por isso entregou sua cabeça a Herodes numa bandeja. Para calar João Batista foi preciso decepar sua cabeça. Não calou diante da opressão, emitiu palavras que faziam os surdos ouvirem atentamente os ensinamentos. Pagou caro o anuncio de um Deus vivo e fraterno. Somos convidados para sermos profetas anunciadores do reino com olhos  e ouvidos abertos.

 

Portanto, calar diante  de propostas indigestas opressoras não é missão de um mensageiro de Cristo anunciadores do Reino.  Fiquem com Deus. Amem.

 

Abraço fraterno:

Claudinei Oliveira.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário