BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

28 de nov. de 2009

A CURA DOS DOIS CEGOS

04 de dezembro – sexta-feira

PRIMEIRA LEITURA - Isaías 29, 17-24

Profecia de salvação. Sob alguns as­pectos, o otimismo predominante dessa profecia está mais próximo em espírito do Segundo Isaías do que de Isaías de Jerusalém (compare 29,18 e 42,7). Contudo, muito do que ela antecipa diz respeito à reforma interna de Judá, em especial o extermínio dos governantes presunçosos. O tema segue bastante bem os vv. 9-16. Pode ser que um oráculo original de Isaías fosse remodelado pelo redator para ser o oposto dos oráculos negativos dos vv. 9-16.

EVANGELHO - A CURA DOS DOIS CEGOS

Mateus 9, 27-31

Credes que eu posso fazer isso? Sim, Senhor, responderam eles. Então ele tocou-lhes nos olhos, dizendo: Seja-vos feito segundo vossa fé.

É óbvio que Jesus sabia como ninguém, o que aqueles dois cegos queriam, e como eles confiavam no seu poder infinito de cura. Mais Ele quis ouvi-los.

Jesus sabe tudo o que nós estamos precisamos, mesmo antes de pedirmos. Sabe de tudo o que se passa na nossa mente. Mas Ele quer ouvir a nossa oração pedindo, agradecendo, e louvando. Cristo insistiu por várias vezes através da palavra e do exemplo, que nós, seres limitados, fracos e incompletos, precisamos recorrer a força, proteção e à graça de Deus a toa hora. E devemos recorrer a Deus principalmente para que tenhamos a sua força para vencer as constantes tentações do demônio.

Do mesmo modo, Jesus não precisa de nós para nada, principalmente na evangelização. Mais Ele quis contar com a nossa colaboração, com o nosso trabalho de continuar a sua missão e a missão dos discípulos. Levar a palavra de Deus, para aqueles que ainda não a conhecem. Isto é uma honra muito grande para nós. Já pensou? Ser um continuador do trabalho do Mestre? É muito para a nossa cabeça! Fala sério! Devemos nos sentir muito honrados com a escolha, com o chamado de Cristo. Mais que esta sensação de importante não nos faça sentir melhor que ninguém. Pelo contrário. Isso porque fomos escolhidos para servir a Deus e ao irmão. A humildade, portanto, deve ser a nossa característica principal.

Jesus também não precisa do nosso dinheiro. Ele poderia, por exemplo, fazer com que os vigários acertassem na Mega-Sena e todo problema financeiro das Paróquias estivesse terminado. Mais Deus quis contar com mais uma participação da nossa parte, para dar continuidade aos esforços dos primeiros iniciadores da Igreja. Ele quer ver, principalmente, a nossa atitude ao ofertar uma parte do nosso dinheiro. Ou seja, com que disposição nós faremos as ofertas. Se de boa vontade, ou de má vontade. Se for de má vontade ou para nos exibirmos, é melhor nem fazer nenhuma oferenda. Lembremos daquela viúva que deu apenas umas moedinhas, mais o fez de todo o seu coração.

Tudo isso é motivo de alegria para nós, o fato de Jesus querer a nossa participação ativa na construção de um Mundo melhor, na participação na construção do Reino de Deus que está sendo providenciado aqui nesta vida, e que e deve iniciar dentro de cada um de nós.

Sal

==================================================

EVANGELHO – OUTRO COMENTÁRIO -

Mt 9,27-31 - A cura dos dois cegos. ( Jailson Ferreira)

No Capítulo 9 do Evangelho de Mateus, Jesus realiza diversas curas. Hoje a igreja nos leva a refletir sobre a cura de dois cegos. Sempre que o Evangelho nos traz uma cura, é na intenção de que pensemos sobre como essa cura pode acontecer na nossa vida. E a de hoje apresenta algumas particularidades interessantes...

O Evangelho começa dizendo que os dois cegos saíram no encalço de Jesus, gritando no meio da rua: "Tem piedade de nós, filho de Davi!" E Jesus, mesmo ouvindo, se dirigiu para casa, e os dois cegos conseguiram entrar na casa e se aproximar dEle. Imagine a dificuldade desses cegos!!! Com certeza tiveram que ser muito perseverantes!!! Mas mesmo assim, Jesus perguntou: "Vós acreditais que eu posso fazer isso?" Mais uma vez: a FÉ. Mais uma vez: as pessoas vão em busca de Jesus para PEDIR A CURA. E mais uma vez: Jesus cura CONFORME A FÉ DE QUEM O PROCURA... Jesus tocou nos olhos dos cegos e disse: "Faça-se conforme a vossa fé." E os olhos dos cegos se abriram.

Esse Evangelho nos deixa um roteiro para curar nossas cegueiras:

1) Por mais difícil que seja, persevere na busca por Jesus;

2) Acredite que Ele pode lhe curar por completo;

3) Permita que Jesus toque seus olhos;

4) Se esforce para abri-los.

E a última recomendação de Jesus foi específica para o momento em que Ele estava vivendo: evitando chamar atenção para que não fosse executado antes da hora. Hoje, precisamos dos testemunhos das curas que Jesus realizou e realiza no meio de nós. Portanto, a quinta recomendação seria: Divulgue a sua cura ao máximo, para que todos saibam como Jesus é maravilhoso e fiel para quem segue seus mandamentos.

Jailson Ferreira

jailsonfisio@hotmail.com

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário