BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

16 de nov. de 2009

Oferendas no Templo.

23 de Novembro – Segunda

O Templo de Jerusalém assim como os templos ou paróquias de hoje, precisam de dinheiro para a sua manutenção, seja esse dinheiro oriundo dos bolsos dos ricos ou dos bolsos dos pobres.

A reflexão que o evangelho de hoje nos proporciona é sobre a qualidade ou validade de uma oferta. Ela pode ser feita para a própria auto-afirmação, ou uma exibição de poder a qual humilha os pobres, ou pode ser feita de todo coração, para a glória de Deus.

Já escrevi aqui que conheci ricos que ajudaram a Igreja, (templo) principalmente nas construções e reformas, e que fizeram questão do anonimato. Maravilha! Trata-se de uma oferta perfeita, uma oferenda entre a pessoa e Deus. Esse é um tipo de contribuição muito bem-vinda para a Igreja qe precisa, e para o contribuinte anônimo, que sem a menor sombra de dúvida, será muito bem recompensado por Deus, em mais lucros, saúde proteção da família, etc. Porque neste caso trata-se de ricos, porém caridosos. Você deve estar pensando aí. E isso existe? Sim, Clero que existe! Graças a Deus!

Porém, se existem ricos que fazem doações ou ofertas e chamam a reportagem para fazer a cobertura jornalística, incluindo o visual da sua pessoa e seu depoimento, essa foi um tipo de oferta que é boa para a Igreja materialmente, mas infelizmente, para o contribuinte, não valeu nada em termos de vida eterna, pois como disse o próprio Jesus, já receberam a sua recompensa.

Prezados irmãos. A viúva do Evangelho de hoje, representa todos nós que fazemos nossas pequenas ofertas, que se tornam grandes oferendas aos olhos de Deus, porque as fazemos com amor, com desprendimento, e com a convicção de que não estamos dando uma esmola, porque Deus não precisa do nosso dinheiro. Ele quer apenas ver a nossa verdadeira gratidão. A oferta daquela viúva foi a maior, porque ela a fez, como gostamos de nos expressar, de todo o seu coração, e com todo o seu entendimento, de que estava contribuindo para a glória de Deus, ao contrário daqueles ricos, que contribuíram visando a sua própria glória pessoal. Portanto, a diferença entre a oferta dela e as ofertas dos ricos, está na intenção.

Podemos observar que nas paróquias das periferias das cidades, onde o dinheiro é escasso, é muito comum os fiéis fazerem mutirões de limpeza, de reformas e até de construções, que são doações de si mesmo, da sua força de trabalho, para a glória de Deus. Pedreiros, eletricistas, carpinteiros, técnicos em informática, e outros trabalhadores braçais incluindo mulheres, adolescentes e até mesmo crianças. Cada um ofertando o que sabe e pode fazer da melhor forma, para que naquele bairro seja construído ou reformado o templo que é a morada de Deus no meio de nós.

Sal

=========================================================

ORAÇÃO DO DIZIMISTA

Aceita, Senhor, como meu dízimo, a minha gratidão.

Quero ser membro ativo da tua Igreja.

O Senhor me dá tantos dons, a começar pela própria vida.

Eu quero devolver um pouco, em forma de serviço e de oferta.

Aceita, Senhor, o meu desejo de participar na missão da Igreja, de santificar, de ser anúncio da Boa Nova, de transformar o mundo para ser de Deus e agradável a todas as pessoas. Aceita, Senhor, minha oferta, fruto do meu trabalho e sacrifício de cada dia.

Não quero me omitir nem dar só uma esmola. Maria, Mãe de Jesus e nossa, conceda-me a força de perseverar e de animar outras pessoas a ser dizimistas, a comprometer-se efetivamente com o Reino de Deus. Amém!

HISTÓRIA DO DÍZIMO

O Dízimo nasceu do coração humano, mesmo antes da Igreja ser instituída por Jesus Cristo. Mesmo no Antigo Testamento, o Dízimo era uma das formas pela qual o povo honrava a Deus e sustentava a Comunidade.

DEFININDO E FORMANDO...

O DíZIMO É:

Compromisso mensal com Deus e a Igreja; Gratidão para com Deus, de quem tudo recebemos;

Devolução a Deus, através da Igreja, de um pouco daquilo que Ele nos dá e que é colocado em comum na realização da Palavra de Deus;

Contribuição para com a Comunidade, da qual fazemos parte pelo Batismo e que nos atende nos momentos mais especiais da nossa vida;

Partilha que nasce do amor aos irmãos, de modo especial os mais enfraquecidos;

É uma forma de levar a Comunidade a ser sinal de Oblação e Colaboração na construção do Reino de Deus.

O DíZIMO NÃO É:

Taxa de adesão à Comunidade;

Uma forma de "comprar" a Deus e as suas bênçãos;

Mensalidade para poder usufruir dos serviços eclesiásticos ou "dar uma ajuda" à Comunidade.

ORAÇÃO DO DíZIMO

Nós somos Igreja, Pai.

Somos a Comunidade de Jesus. Queremos ser, sempre mais, uma Igreja co-responsável e participativa.

Queremos pôr o que somos e o que temos a serviço do vosso Reino. Nossa fidelidade ao Dízimo é mais um sinal desta vontade de participação. Dai-nos uma fé esclarecida e um coração solidário.

Animai nossa Comunidade com a força do Evangelho. Concedei ao mundo a paz da justiça e a alegria da paz.

Por Jesus Cristo, vosso filho, nosso irmão, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Dom Pedra Casaldáliga

========================================

AQUI VAI UMA SUGESTÃO PARA O VIGÁRIO

MODELO DE CANÊ DE CONTRIBUIÇÃO

CAMPANHA DO CARNE - RECIBO DO COLABORADOR

Cedente

SEMINÁRIO DIOCESANO DE...

No.

68

Data Vencimento

20/01/2010

Local de Pagamento

Secretarias das Paróquias da Diocese de.. ou Caixa Federal conta nº........

Valor

140,00

Colaborador

Pedro Barbosa da Silva

Carimbo e assinatura do Recebedor

CAMPANHA DO CARNE - RECIBO DO SEMINARIO

Cedente

SEMINÁRIO DIOCESANO DE SANTOS “SÃO JOSÉ”

No.

68

Data Vencimento

20/01/2010

Local de Pagamento

Secretarias das Paróquias da Diocese de.. ou Caixa Federal conta nº........

Valor

140,00

Colaborador

Pedro Barbosa da Silva

Carimbo e assinatura do Recebedor

É só modificar, selecionar, colar, multiplicar e imprimi. Deus abençoe.

=========================================================

Nenhum comentário:

Postar um comentário