12 de março – sexta
Marcos 12, 28-34
Essa foi uma pegadinha ou uma armação para pegar Jesus? Os escribas eram os intelectuais, eles dominavam aquela complicada escrita e conheciam a lei. Sua pergunta foi tão sincera que o próprio Jesus reconheceu.
Quanto à resposta de Jesus, acho que ela merece uma explicação detalhada. “Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu espírito, de todo o teu entendimento(em outros evangelistas) isso quer dizer: Amar a Deus com toda a minha vontade, com toda minha juventude, sem medir esforços, por exemplo para ir à missa num dia de chuva, não ter preguiça de rezar, de ajudar na igreja se eu puder , de ensinar a palavra de Deus aos outros, etc. Em outros evangelistas, aparece a frase: “com todo o teu entendimento” O que significa o seguinte: Se eu não sei que uma coisa é pecado e eu fizer essa coisa, eu não pequei, mas se eu estou sabendo que aquilo é pecado e eu o fizer, meu pecado será maior. Exemplo: Nunca disseram a um jovem que a masturbação é um pecado contra a castidade. Se ele faz isso, não está pecando. Ao contrário, outro jovem que está consciente de seu erro e o comete, estará pecando. Vejam. Quanto mais eu conheço a lei de Deus, mais aumenta a minha responsabilidade. Porque eu estou ciente do que estou fazendo. Eu faço, repito, volto ao padre e confesso. Peco de novo. Seria o caso de um psiquiatra. Não eu não disse que você está ficando louco(a). Porque no Brasil quem procura um psiquiatra, é louco. Então seria o caso de procurar um sacerdote para acompanhar o seu problema. Meu irmão, minha irmã. Se estou falando do seu caso, por favor não desista de ser cristão, ou cristã, só porque está sendo difícil vencer este seu defeito de personalidade. Deus quer o nosso esforço para vencer os nossos defeitos. E você está se esforçando, tentando ser cristão ou cristã. Continue lutando bravamente. Mesmo se o padre maravilhoso com quem você se aconselha não resolveu o seu problema, seja firme! Um dia você vai conseguir vencer tudo isso que o está impedindo de ser um (a) cristão como todas as outras pessoas.
Amar a Deus de todas as tuas forças. Significa que eu vou me dedicar às coisas de Deus de acordo com a minha saúde, meu estado físico, e a minha idade, etc. Exemplo: Hoje é domingo, você está doente e não pode ir à missa. Você não pecou. Agora, o seu amigo, em plena saúde, e que mora razoavelmente perto da igreja, faltou à missa. Então ele pecou.
Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não é sair por aí dando beijinho nos “caras” que você encontrar. Este mandamento do Mestre quer nos dizer que devemos desejar para os outros, exatamente o mesmo que desejamos para nós. Se eu estou lavando a louça na minha casa. O meu copo preferido eu lavo bem lavado. Os demais copos, eu lavo de qualquer jeito, eu não estou amando os meus próximos mais próximos como a mim mesmo. Você concorda? Ou sem corda?
Sal
=============================================================
Jesus resumiu os mandamentos em apenas dois.
Mais quais são os mandamentos de Jesus? São diferentes dos DEZ MANDAMENTOS que foram entregues a Moises no Sinai?
Jesus resumiu os dez mandamentos em apenas dois
1- Amar a Deus sobre todas as coisas: De que modo nós amamos a Deus? Rezando lendo o evangelho, indo à missa aos domingos e dias santos de guarda, pensando nas três pessoas da Santíssima Trindade, ouvindo e divulgando a sua palavra, acreditando em Jesus... etc.
2- Amar as pessoas como a nós mesmo: De que modo nós amamos as pessoas que fazem parte do nosso dia a dia na família, na escola e que são próximas a nós?
Respeitando, evitando uma briga, não roubando, não prejudicando, sorrindo, cumprimentando, perdoando, tolerando, ajudando, demonstrando interesse, compreendendo, falando bem, mostrando seus erros, corrigindo, não sendo falso, mas amigo de verdade, não fazendo fofoca, não estragando as coisas dos outros, não fazendo bagunça durante às aulas, não tendo inveja e não desejando o mal a ninguém, não fazendo brincadeiras de mal gosto, obedecendo os professores e os pais, tendo pena e ajudando: Os cegos, mendigos, paralíticos e outros deficientes etc , sendo honesto, dando esmola a um pobre, não mentindo, não sendo fingido, não caluniando, não guardando rancor, não tendo ódio, não sendo preguiçoso, não divulgando os defeitos dos outros, não ofendendo, não fazendo gozação, em fim, procurando acertar mais e errar menos, querendo para os outros exatamente o que desejamos para nós.
Cristão é aquele que vive o amor de Cristo e trabalha para construir um mundo melhor, combatendo as coisas erradas, por exemplo. O cristão cresce, ou se valoriza, como pessoa, quando ele se preocupa com o verdadeiro desenvolvimento dos outros. Quando procura viver como irmãos. E é esse amor fraterno que dá sentido a nossa vida e à vida das outras pessoas. Mas será que vivemos sempre esse amor fraterno? Será que no nosso dia-a-dia na família, na escola, no trabalho etc, nós nos esforçamos realmente para que este mundo seja melhor?
Somos pessoas, e por isso nos relacionamos uns com os outros. Este relacionamento acontece ou é feito de várias maneiras: numa festa de aniversário, num jogo de bola, numa brincadeira etc. tudo é manifestação de convivência . E conviver é viver com os outros, como amigos, isto é, demonstrando amizade sincera, Isto é, desejando e fazendo para os outros exatamente aquilo que desejamos para nós, tratando os demais como nós gostaríamos de ser tratados também por eles.
Todas leis que existem no mundo feitas pelo homem, são cópias (disfarçadas ou não) deste segundo mandamento, que nos manda amar o próximo . Mas como grande parte das pessoas ignora o primeiro mandamento ( amar a Deus), elas tentam distorcer as leis, fazendo-as funcionar em defesa apenas dos seus interesses pessoais. Por causa disso, a sociedade precisa de: cadeia, polícia, exércitos, usar a violência, processos, julgamentos, armas etc.
Quando na verdade, uma única coisa substituiria tudo isso e traria a felicidade às pessoas:
Amar a Deus e amar o próximo.
Sal
Nenhum comentário:
Postar um comentário