BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

20 de abr. de 2011

O lava-pés - Nancy

"JESUS LAVA OS PÉS DOS DISCÍPULOS: O MAIOR GESTO DE SERVIDÃO" Nancy

21 de Abril de 2011: quinta-feira

João 13,1-15

 

SERVIDÃO: eis a palavra! O mais nobre gesto de Jesus.

 

Esta cena sensibilizadora é a mais grandiosa expressão da humildade virtuosa de Jesus Cristo diante dos homens, e o mais forte exemplo deixado à humanidade: o ato de amar e servir incondicionalmente.

 

Comovente passagem evangélica ocorre durante a ceia, exatamente num momento abençoado de confraternização, onde os discípulos começam a sentir, realmente, o prenúncio da despedida do Salvador.


Prestemos atenção às atitudes de Jesus: "
levantou-se da ceia, tirou o manto, pegou uma toalha e amarrou-a à cintura. Derramou água numa bacia, pôs-se a lavar os pés dos discípulos e enxugava-os com a toalha que trazia à cintura."

 

Atenhamo-nos às ações, destacadas em negrito, para refletir a postura santificadora do Rei dos Judeus e nosso Rei: levantou-se, tirou o manto, pegou a toalha, derramou água, lavou e enxugou os pés... Que dizer de tudo isso?

 

Há muita clareza na missão de Jesus: a) ninguém serve em estado de imobilidade, por isso levantou-se para agir, com dinamismo vibrante, abrindo mão dos confortáveis privilégios; b) tirar o manto significa despir-se de preconceitos, sejam eles de toda e qualquer natureza, despindo-se de si mesmo; c) sendo Rei não fez uso do cetro e da coroa cravejada de brilhantes para ter, ou conquistar, poder! Bastou-lhe pegar uma toalha, uma bacia e um jarro com água para provar que o seu reinado não era deste mundo, mas divino, do Pai do Céu; d) no derramar água jaz a intenção de lavar, no profundo sentido de limpar, purificar, libertar de toda sujeira interior e exterior; e) finalmente, enxugar os pés dos seus discípulos, inclusive do seu próprio traidor, subentendendo desvelo pelos irmãos, independentemente de quem seja. Até mesmo um JUDAS!

 

Queridos irmãos, compartilhemos a atitude de servidão de Jesus Cristo à tão propalada frase que diz: "As palavras convencem, mas exemplos arrastam!" Nada, nem ninguém foi detentor de tanta sabedoria para nos transmitir o valor subjacente ao exemplo. Somente Jesus!   

 

Jesus, o maior líder que a humanidade conheceu, era servo fidelíssimo de Deus, e somente será servo quem, à sua semelhança, estiver "entre" e "não acima" do próximo, dos irmãos. Que possamos ser agraciados e estar "entre."

 

Peçamos a Deus Pai Todo Poderoso que nos envie, insistentemente, o seu Filho Jesus Cristo como exemplo para a nossa missão de discípulos, aqui na Terra. Clamemos a Nossa Senhora, mãe de Jesus e nossa mãe, que interceda por nós junto ao seu filho, para que não nos esquivemos de disponibilizar nossos pés para serem lavados por ELE. Pois "(...) não terás parte comigo, se eu não lavar os seus pés (...)"

 

Levemos como pontos para reflexão nesta Semana Santa: Queremos ter parte com Jesus? Estamos prontos para servir Jesus Cristo em cada um dos nossos irmãos necessitados, mesmo que sejam traidores, inimigos, adversários?

 

Oremos: Senhor Nosso Deus, fortalece-nos nas fraquezas e nos ensina a sermos mais dóceis, tolerantes, compreensivos, servos e misericordiosos no perdão. Amém!

 

Abraços pascais fraternos.

 

Nancy – professora

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário